UNIVERSIDADES ASIÁTICAS PROVAM CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU

Doze instituições de ensino superior provenientes da China e outros países asiáticos provaram em debates o seu conhecimento da língua portuguesa, numa competição que terminou na quarta-feira em Macau, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Instituto Politécnico de Macau (IPM), participaram no 9.º concurso de debate em língua portuguesa instituições da Coreia do Sul, Vietname, Macau e interior da China.

Os dois primeiros lugares do pódio foram para duas universidades da China, enquanto o terceiro lugar foi garantido pelo IPM, palco da final do concurso.

Segundo a mesma nota, a competição dividiu-se em duas partes. Numa primeira fase, os participantes tentaram convencer o júri com “um discurso improvisado a partir da visualização de uma imagem”, enquanto num segundo momento, “as mesmas equipas tomaram posição face a uma questão lançada a partir da visualização de um vídeo, tentando evidenciar o seu poder de argumentação”.

Em outubro, a nova diretora Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do IPM, Han Lili, indicou que o número de alunos de português no instituto cresceu 66,7% em três anos, um aumento que mesmo assim não consegue responder à procura

A responsável apontou a necessidade de mais “cursos de português que possibilitem o aprofundamento dos conhecimentos da língua e da cultura dos países de expressão portuguesa”.

De acordo com os dados disponibilizados à Lusa, no ano letivo 2016/2017 cerca de 300 alunos estavam a aprender português naquele instituto.

Em 2017/2018 o número subiu para 350 devido ao “arranque do novo Curso de Licenciatura em Português e mais uma turma de licenciatura em tradução chinês-português”, disse. Neste ano letivo, os estudantes de português são já cerca de 500.


Fonte: D.N
Imagem: Jornal Tribuna de Macau

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s