FESTA LITERÁRIA DA SERRA IMPERIAL COMEÇA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

De 21 a 23 de novembro, Petrópolis recebe a 3ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial – FLISI, realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, com o tema “A Palavra Encantada: Nossa Língua, Nosso Canto”.

São 30 atrações entre lançamentos de livros, palestras, encontros, oficinas e performances com mais de 40 convidados confirmados entre escritores, jornalistas, atores e cantores. Os principais palcos do evento são o Museu Imperial e o Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá.  

A festa tem como público-alvo estudantes e professores, e durante sua programação serão inauguradas três bibliotecas em escolas municipais: Profª Maria Campos – Centro, Amélia Antunes Rabello – Madame Machado, e Dr. Theodor Machado – Vale do Cuiabá, que receberão o nome de Sala de Leitura Graciliano Ramos, em homenagem aos 80 anos de sua obra “Vidas Secas”. A programação é gratuita.

Na quarta-feira (21), às 9h30, ocorre a inauguração da Biblioteca na E.M. Porfª Maria Campos, onde, em seguida, será inaugurada a Exposição “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, no olhar de Evandro Teixeira.

Na Casa da Educação, às 14h, será a vez do “Encontro com Vinícius de Moraes”, seguido de apresentação do cantor Gabriel Xavier; às 15h, Edmilson Santini apresenta “O Cordel Encantado”; às 16h, oficina de Xilogravura com Soraya Pamplona e João Pedro Guimarães (UCP); às 19h, o “Papo de Poetas”, com Álvaro Assis, Catarina Maul e Felipe Fleury, mediado por Catarina Santos. No Museu Imperial, às 14h30, Antônio Torres – titular da Academia Brasileira de Letras,  palestra sobre “O Tom das Palavras”, seguido de apresentação musical de Gabriel Xavier; às 16h30, Jessé Andarilho e Lara Sayão falam sobre “Literatura Marginal”; às 18h, será a vez de Mario Luiz e Elaine Mayworm comentarem sobre o livro “Cazuza, Renata Russo e a Transição democrática”, com apresentação do músico Pedro Ernesto de Carvalho; às 19h30, Maria Alice Volpe e Alcmeno Bastos participam da mesa “O Guarani, de José de Alencar a Carlos Gomes”, mediada por Maurício Ferreira, seguida de apresentação musical de Rebeca Kappaun e Antônio Gastão.

Na quinta-feira (22), às 8h, no Museu Imperial, Ivan Zigg apresenta a performance “Palavra Encantada”, seguida de apresentação musical com Thalita Villa-Nova; às 10h ocorre o “Encontro com o Pequeno Príncipe”, com Renan França; às 13h, Walter Berner estará no “Fale-me de Petrópolis”; às 14h, Zezé Motta, Cláudia Ohana e Jonatas Faro apresentam “Guardados Poéticos”; às 15h, Geovani Martins e Marcelo Moutinho falam sobre “Ficção e realidade na literatura contemporânea”, mediados por Bia Falbo; às 16h30, Raquel Valença e Milton Cunha participam da mesa “Samba-enredo, a poesia do samba”, seguida de apresentação musical de Thalita Villa-Nova; às 18h30, Sarau Imperial; e às 19h30, lançamento do livro “Olhando pelas janelas da Universidade – oportunidades e desafios na produção do conhecimento”, de Teresa Catramby. Na Casa da Educação, às 10h, Juliana Maia lança o livro “Juju e a locomotiva encantada”; às 14h, José Prado e Fernando Moura participam da mesa “Sylvia Orthof – um ramalhete de histórias”, mediada por Leandro Garcia; às 15h, Jeane de Avellar lança o livro “Filó de uma história só, no Reino das Verdades Esquecidas”; às 18h, Magda Alqueres lança o livro “#janeladesantateresa, o desafio de viver intensamente, até a longevidade”.

Na sexta-feira (23), às 7h30, será inaugurada biblioteca na E.M. Dr. Theodoro Machado e às 8h30, na E.M. Amélia Antunes. Na Casa da Educação, às 10h, Cris Lobato lança o livro “Ciranda do Ser”; às 14h, o “Bate-papo e autógrafos com escritores da literatura Infantil e Juvenil” com Ronaldo Barcelos e Carmem Teresa Elias; às 16h, ocorre o “Encontro de poetas da língua portuguesa”, com lançamento do livro “A poesia do fado e dos tambores”, com Mariza Sorriso, Carmem Elias, Dalberto Gomes, Marisa Queiroz e Anna D’Castro; às 18h, lançamento do livro do livro “Meu caminho ao Everest, de Fábio da Luz Rodrigues.

Mais informações sobre a FLISI no flisi.com.br –  http://flisi.com.br/


Fonte: Diário de Petrópolis
Imagem: FLISI – Festa Literária da Serra Imperial

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s