IILP REALIZA A OFICINA DIDÁTICA “UTILIZAÇÃO DE TEXTOS AUTÊNTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: IMPORTÂNCIA E POTENCIALIDADES”

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), órgão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Delegação do Ministério da Educação – Praia e o Leitorado do Brasil na Universidade de Cabo Verde (UniCV) realizou, ontem, na sua sede, o Evento intitulado “Utilização de textos autênticos nas aulas de Língua Portuguesa: importância e potencialidades”, com os objetivos de refletir sobre o tema em questão e de socializar boas práticas sobre estratégias de seleção e utilização de materiais autênticos, no contexto de sala de aula.

Cartaz_Oficina Didática

O Evento iniciou com a Conferência “A utilização de textos autênticos na aula de Língua Portuguesa: contribuição e desafios da criticidade na formação de cidadãos”, proferida pela Prof.ª Doutora Viviane Furtoso. De entre outros aspectos, Furtoso referiu que “é muito importante que estes textos (autênticos) sejam utilizados como ferramentas de desenvolvimento da criticidade na formação de qualquer cidadão”.

Como forma de exemplificar a utilização desses textos no contexto de sala de aulas, a oradora recorreu à apresentação de várias atividades incluídas em unidades didáticas do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), projeto desencadeado e desenvolvido pelo IILP. Essas exemplificações permitiram aos participantes terem um melhor conhecimento dos recursos didáticos incluídos no Portal do Professor, cujo acesso é aberto e gratuito.

A segunda intervenção a ser feita pela Prof.ª Doutora Marisa Mendonça, Diretora Executiva do IILP, subordinada ao tema AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: entre pontes e avenidas, ficou adiada para um próximo evento, a realizar-se nas próximas semanas. Este adiamento foi motivado pelo facto de se considerar mais produtivo estender o tempo para as demonstrações que a primeira oradora fez, a partir do PPPLE.

Posteriormente, a Prof.ª Doutora Gildaris Pandim ministrou a oficina didática, cujo foco foi Uso de material autêntico em sala de aula: a(s) gramática(s) ao serviço da interação.

Numa primeira parte, a Oradora centrou-se numa dimensão mais teórica, tendo, posteriormente, colocado desafios aos participantes no sentido de, com base em diferentes textos autênticos, pensarem em atividades possíveis considerando o desenvolvimento de competências distintas.

Por fim, a Prof.ª Doutora Marisa Mendonça, encerrou o Evento, tendo agradecido o apoio dos parceiros, Delegação do Ministério da Educação – Praia e Leitorado do Brasil na UniCV, a disponibilidade e a prestação das oradoras e a postura ativa de todos os participantes. Deixou, ainda, a promessa de, mesmo fora da planificação existente, se organizar e realizar, ainda este mês, um outro evento com uma estrutura semelhante destinado aos professores da cidade da Praia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s