MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA DESEMBARCA EM LISBOA

Imagem 1537875665.jpg

Exposição que retrata a história e a diversidade do idioma chega a Portugal com ampla programação cultural depois de passar por países da África e pelo Brasil 

O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução em São Paulo, no Brasil, leva a exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. A abertura é no dia 6 de outubro. Com a proposta de dialogar com os falantes da língua portuguesa no mundo, a exposição vem percorrendo vários países: desde maio, já foi exibida em Cabo Verde, Angola e Moçambique – e também foi montada no Brasil, na 16ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

A Mostra faz um passeio pelos cinco continentes onde há a presença da língua portuguesa, aborda o contato com outros idiomas e a sua importância na formação cultural brasileira. O conteúdo contou com consultoria do compositor, escritor e professor de Literatura brasileiro José Miguel Wisnik e da socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz.

Programação

Dois audiovisuais apresentam o acervo do Museu da Língua Portuguesa. A Praça da Língua reproduz a experiência-símbolo do Museu, uma instalação imersiva na criação artística em língua portuguesa, que formam um mosaico de músicas, poesias, trechos de obras literárias e depoimentos. A área “Música e Culinária”, por sua vez, trata da relação entre língua, identidades e culturas. A exposição ainda acompanha a expansão do idioma a partir dos roteiros da navegação portuguesa: no título, a referência aos “nós” da navegação, aos “nós” de união entre os falantes e também aos “nós” dos processos históricos da lusofonia.

Já no espaço chamado Cápsula, o visitante é convidado a gravar em vídeo seu depoimento sobre sua relação com o idioma: os testemunhos passarão a fazer parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, cujas obras de reconstrução terminam em dezembro de 2019. O Museu, que em que em quase 10 anos de funcionamento recebeu 4 milhões de visitantes, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015.

Uma programação cultural diversa e exclusiva é organizada para cada país por onde a exposição passa. No MAAT, com curadoria de Mirna Queiroz, editora da revista Pessoa, serão promovidas mesas literárias, oficinas, sessões de filmes e apresentações de livros de autores contemporâneos de língua portuguesa. Clique aqui para baixar o PDF com a programação completa.

“A Língua Portuguesa em Nós” em Lisboa é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa, com organização da EDP, da Fundação EDP e apoio do Ministério da Cultura Portuguesa, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, do Instituto Camões, da Embaixada do Brasil em Lisboa e da CPLP.


Fonte: Revista Pessoa

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s