IILP PROMOVE EVENTO “LÍNGUA PORTUGUESA: UMA LÍNGUA, VÁRIAS VOZES”

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) e a Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, na Hungria, organizou, entre os dias 3 e 7 de setembro, o Evento intitulado “Língua Portuguesa: Uma Língua, Várias Vozes”.

Cartaz_Lingua Portuguesa_Net

O Evento incluiu o Colóquio “Com o Mundo de Língua Portuguesa: Ensinar e Aprender Português Língua Estrangeira” e o X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna.

A abertura do evento contou com a manifestação de boas-vindas aos participantes do Curso, pelo Senhor Embaixador György Suha, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Exterior da Hungria. De seguida, a Prof.ª Viviane (SIPLE) destacou as contribuições dos materiais didáticos do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE) para a realização de uma política linguística.

Posteriormente, a Diretora Executiva do IILP, Prof.ª Doutora Marisa Mendonça, realçou que o PPPLE é um dos projeto bandeira do IILP, iniciado em 2012, cujo conteúdo apresenta a Língua nas suas diversas variantes. Salientou a importância da realização do X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais do PPPLE, sendo o primeiro realizado num país observador associado da CPLP. Destacou ainda a diversidade marcante dos participantes na Formação, quer pela nacionalidade, quer pela formação académica, quer, ainda, pelos contextos profissionais em que atuam.

Por fim, o Prof. Doutor Ferenc Takó, em representação do Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidade Eötvös Loránd, referiu-se ao funcionamento e à utilidade do Centro de Pesquisa, Documentação e Informação da CPLP, criado na Universidade, e destacou a importância de futuras cooperações com o IILP em novas realizações.

No Colóquio “Com o Mundo de Língua Portuguesa: Ensinar e Aprender Português Língua Estrangeira”, foram feitas quatro apresentações: a primeira, pela Dr.ª Marta Csába, do Departamento de Estudos Portugueses na Universidade Eötvös Loránd (ELTE), que apresentou a obra da qual é coautora, intitulado “Livro de apoio metodológico ao ensino de Língua Portuguesa para húngaros”.

A seguir interveio, a Dr.ª Gabriela Tavares, investigadora em metodologias de ensino do PLE, da Universidade Corvinus de Budapeste, que fez uma comunicação intitulada “Inteligibilidade e pluricentralidade como conceitos-chave no ensino de pronúncia em PLE”.

Em terceiro lugar, a Drª Antónia Fodor, do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Eötvös Loránd, discorreu sobre a “A utilização dos filmes de animação na aula de Língua Portuguesa”.

Por fim, a comunicação, da Prof.ª Doutora Edleise Mendes (SIPLE/UFBA) centrou-se em “Tendências contemporâneas para o ensino de Português língua estrangeira/língua não materna”.

Ainda no âmbito do Colóquio, a Prof.ª Doutora Viviane Furtoso, Presidente da SIPLE, fez a apresentação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).

A partir do primeiro dia, período da tarde, iniciou a Formação propriamente dita, a qual se estendeu até 6ª feira, dia 07 de setembro, na qual foram produzidas 28 unidades didáticas correspondente a 56 horas de aulas.

Aceda aqui a intervenção completa da Diretora Executiva do IILP, Profª Doutora Marisa Mendonça.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s