PRÉMIO CAMÕES É HOJE ENTREGUE AO ESCRITOR GERMANO ALMEIDA

O Prémio Camões é hoje entregue ao escritor Cabo-verdiano Germano Almeida, numa cerimónia a decorrer na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, com a presença dos Ministros da Cultura do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde.

O escritor foi escolhido, por unanimidade, no passado mês de maio, na reunião do júri do Prémio Camões, em Lisboa, tendo sido destacada “a riqueza de uma obra” na qual “se equilibram a memória, o testemunho e a imaginação”.

Nascido em 1945, na ilha da Boavista e a viver atualmente no Mindelo, Germano Almeida é autor de obras como ‘A Ilha Fantástica’, ‘Os Dois Irmãos’ e ‘O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo’, tendo publicado este ano ‘O Fiel Defunto’, pouco depois do anúncio da atribuição do prémio, facto que considerou uma “coincidência interessante”.

Formado em Direito, em Lisboa, Germano Almeida foi procurador da República de Cabo Verde. É o segundo autor Cabo-verdiano distinguido com o Prémio Camões, depois do poeta Arménio Vieira, em 2009.

A cerimónia de hoje terá início pelas 20:30 de Cabo Verde, com a participação dos Ministros da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, do Brasil, Sérgio Leitão, e do ministro português Luís Castro Mendes.


Fonte: O País

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s