SÃO LUÍS SEDIA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO LUSÓFONO

São Luís recebeu nesta quarta-feira (15) a edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso). O evento será realizado até o sábado (18) e conta com a presença de grupos e companhias de teatro de Portugal, Moçambique e do Brasil.

Abertura oficial do Festival de Teatro Lusófeno será realizada no Teatro Arthur Azevedo em São Luís. (Foto: Divulgação)

Realizado há 10 anos em Teresina, esta será a primeira vez que a iniciativa será sediada em São Luís. O festival é considerado um dos mais importantes eventos no segmento teatral de integração dos países que falam a língua portuguesa. No palco, os artistas prometem encenar uma diversidade de espetáculos que deve surpreender o público.

A programação conta com grupos e companhias de teatro das cidades de Loulé e Almada em Portugal, Maputo em Moçambique e de São Luís, Teresina e Rio Grande do Sul. Os espetáculos serão realizados no Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré, na Sede da Pequena Companhia de Teatro e na Praça Nauro Machado.

A abertura oficial do evento será feita pelo grupo Pão com Ovo da Companhia Santa Ignorância, nesta quarta-feira, às 20h no Teatro Arthur Azevedo. Além do grupo, o Maranhão também será representado no festival pelo espetáculo Velhos Caem Como Canivetes, realizado pela Pequena Companhia de Teatro de São Luís.

As encenações que serão realizadas nos teatros Arthur Azevedo e Alcione Nazaré e na Sede da Pequena Companhia de Teatro serão fechados. A entrada nos espetáculos serão oferecidas em troca de 1 kg de alimento não-perecível.

O ator César Boaes, responsável pela vinda do festival ao Maranhão explica que a iniciativa em trazer o festival para São Luís surgiu como uma forma de potencializar a capital maranhense para a vinda de festivais de teatro.

“Eu já conhecia esse festival há muitos anos e participei dele algumas vezes, inclusive foi através desse festival que a gente [Pão com Ovo] foi para Portugal. Ele foi uma grande vitrine para a gente. Então eu vi isso como uma forma de potencializar esses espetáculos e colocar São Luís na rota dos festivais de teatro internacional”, explica.

Para o ator, o festival será uma oportunidade transformar positivamente o público que comparecer aos quatro dias de festival.

“O teatro é muito transformador. É tipo aquela história do rio, você nunca mais é o mesmo e o rio também. A mesma coisa é no teatro. Quando você vê um bom espetáculo você sai dele de alguma forma transformada, pois aquilo lhe tocou de alguma forma. Ou de maneira sensorial, filosófica. Eu espero que as pessoas saiam transformadas dos espetáculos, tocadas de alguma forma. Seja pela sonoridade em ouvir o português de Moçambique ou de Portugal. Só em ter esse acesso para mim já é válido”, disse.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui.


Fonte: G1

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s