“O MULATO” EM BANDA DESENHADA

AGENDA CULTURAL DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA NO IILP

Realizou-se, no passado dia 25 de julho, na sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o relançamento da adaptação em banda desenhada do romance “O Mulato”, escrito por Aluísio Azevedo e lançado em 1881. A banda desenhada contou com o roteiro de Gildaris Pandim e as ilustrações de Hegui Mendes.

15

A história gira em torno de Raimundo, filho bastardo de mãe negra escrava e pai branco português. Nasce no interior do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil e é marginalizado devido à sua condição de mulato. Acometido por uma série de desgraças, o pai morre quando o menino era ainda novo e, com parte da herança que deixou, é colocado sob a guarda do tio, Manuel Pescada.

Publicada em dezembro de 2017 como obra didática, com edição da Embaixada do Brasil, a banda desenhada foi relançada na sua primeira edição atualizada, agora com o selo “Rota do escravo: resistência, liberdade, herança”, um projeto apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na mesma ocasião ocorreu a premiação do I Concurso de Banda Desenhada, da Embaixada do Brasil em parceria com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde e o IILP, inserido num conjunto de ações realizadas desde 2017 com foco em banda desenhada.

Os vencedores foram os concorrentes Tâmara Cristina Pina Barros Silva e Júlio César Pina Barros, com a adaptação do conto “Menos um”, do escritor cabo-verdiano Teixeira de Sousa.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s