ABRAÃO VICENTE: CCB-CV É UM GRANDE PROMOTOR DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE PARTILHA DE CONHECIMENTO

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse ontem na Praia, que o Centro Cultural Brasil-Cabo Verde é um grande promotor do ensino da língua portuguesa no país, como instrumento de integração e conhecimento.
Abraão Vicente: CCB-CV é um grande promotor do ensino da língua portuguesa como instrumento de partilha de conhecimento
 

Abraão Vicente fez estas declarações durante a cerimónia de celebração dos 10 anos do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde (CCB-CV), que aconteceu hoje, nas instalações da instituição, reiterando que a entidade conseguiu se consolidar em território nacional, graças ao seu dinamismo e sua forma ativa de promoção da cultura.

“O CCB-CV faz o trabalho que a própria CPLP deveria e deve fazer sempre, que é o ensino e a promoção da língua portuguesa, não só como instrumento de integração dos cidadãos que chegam, mas também de partilha de conhecimento”, observou o governante, para quem a “diversidade da programação cultural” e o “apoio” aos artistas, marcam os 10 anos da sua presença no país.

“Temos vários artistas que encontraram no CCB-CV, quando não havia da parte das próprias instituições cabo-verdianas uma casa onde poderiam ensinar, o palco necessário para fazerem seu trabalho”, constatou.

Abraão Vicente lançou ainda o desafio de que Cabo Verde e Brasil precisam encontrar uma parceria mais forte, no sentido de alargar as atividades para todas as ilhas do país.

“O nosso desafio é transformar o Ministério da Cultura que planifica, a nível central, a política cultural cabo-verdiana para chegar às outras ilhas, fazer com que estejam incluídas no âmbito nacional” reiterou.

O CCB-CV foi inaugurado em 2008, desenvolvendo iniciativas como oficina de Escrita Criativa e o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, além de oferecer capacitação para professores de língua portuguesa do ensino secundário cabo-verdiano.


Fonte: Sapo Notícias

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: