PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA GANHARÃO PORTAL ÚNICO

 O Grupo Bandeirantes de Comunicação assinou um acordo com o Global Media Group, de Portugal, para promover a língua portuguesa. Um dos projetos do acordo é o lançamento de um portal de notícias e entretenimento com conteúdo em português de diversos países além de Brasil e Portugal, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e outros africanos, e até de grandes comunidades lusófonas, como Macau, na China.

Segundo Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, o portal se chamará Plataforma.com e terá conteúdos em vídeo, áudio e textos. “O site tem por objetivo mostrar conteúdos para todos os países lusófonos e de comunidades de imigrantes de língua portuguesa pelo mundo”, disse Saad para a ANBA.

Do Brasil, esses conteúdos serão originados pela BandFolha de S. Paulo e Editora Três, que também assinaram o acordo. Na foto acima estão Kevin Ho, vice-presidente da Global Media Group, Antonio Manuel, diretor executivo da Folha de S.Paulo, Daniel Proença de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Global Media Group, e Paulo Saad, vice-presidente da Band.

“Estima-se que somos 280 milhões de pessoas no mundo hoje, e que até 2050 seremos 500 milhões, e estamos entre as dez línguas mais faladas do mundo”, disse Saad, sobre os falantes de língua portuguesa no mundo.

“Basicamente, queremos usar o potencial da língua portuguesa para alcançar esse imenso público e disseminar nossa cultura, mostrando conteúdos próprios de cada país, inclusive dos africanos, em vez de reproduzir conteúdo de agências de notícias europeias”, explicou.

“Com esforço, vamos produzir um material que todos entendam”, falou Saad sobre os diferentes sotaques e variações da língua. O vice-presidente informou que devem também lançar uma versão chinesa do site, para atender melhor a comunidade de Macau.

Sobre outras possíveis parcerias, o descendente de libaneses afirmou que tem interesse em fechar acordos com grupos de comunicação árabes como Al Jazeera e Al Arabiya, para promover a comunidade árabe no Brasil.


Fonte: ANBA

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s