GRANDE CONFERÊNCIA “A FALAR NOS ENTENDEMOS: A LÍNGUA COMO ATIVO ESTRATÉGICO”

Realizou-se na última 6ª feira, dia 01 de junho, a Grande Conferência “A FALAR NOS ENTENDEMOS: A LÍNGUA COMO ATIVO ESTRATÉGICO”, em comemoração do 130º Aniversário do Jornal de Notícias, que teve lugar no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.

Cartaz - Jornal de Notícias.jpeg

O evento iniciou com a sessão solene, na qual intervieram Daniel Proença de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Global Media Group (GMG) e Afonso Camões, Diretor do Jornal de Notícias.

O evento contou com as mensagens gravadas, em vídeo, de Fernando Henrique Cardoso, antigo presidente do Brasil e Alexis Tam, Governo de Macau.

Posteriormente, Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, apresentou a sua alocução, seguido do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.

O evento incluiu ainda o debate intitulado “A língua como ativo estratégico” que contou com as intervenções de: Ana Paula Laborinho, Organização Ibero-Americana; Daniel David, Presidente da Câmara de Comércio Moçambique Portugal; Luís Reto, autor da obra “Valor Económico da Língua Portuguesa”; Marisa Mendonça, Académica e Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e Duarte Azinheira da Imprensa Nacional Casa da Moeda. O debate foi moderado por Inês Cardoso, Subdiretora do Jornal de Notícias.

Por fim, intervieram o ministro da Comunicação Social de Angola, João Melo, o Prémio Nobel da Paz e ex-presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta e o ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

Veja-se aqui a 1ª parte e a 2º parte da gravação integral do evento.

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário