A LÍNGUA QUE MAIS CRESCEU DESDE O SÉC. XVI

Resultado de imagem para O português está a crescer e já é o quarto idioma mais falado no MundoO português está a crescer e já é o quarto idioma mais falado no Mundo atrás do mandarim, espanhol e inglês.

O português já não é apenas a língua de Portugal. Tem de ser assumida como a língua CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e não como o idioma do estado europeu que lhe deu origem. O conceito é defendido pelo prof. Luís Reto, um dos mentores do livro “Novo Atlas da Língua Portuguesa”.


“A língua portuguesa tem todas as condições para se expandir. Tem um valor geoestratégico e merece um olhar mais atento do poder político”, sustenta o professor catedrático e investigador, antigo reitor do ISCTE – Instituto Superior de Lisboa, que foi um dos oradores convidados da conferência que assinalou o aniversário deste jornal. “O português é hoje uma língua culta de dimensão in- ternacional e intercontinental. É uma das poucas línguas potencialmente universais do século XXI”, assinala o especialista.
E acrescenta um dado significativo, validado pelas investigações que fez aquando da elaboração do Novo Atlas da Língua Portuguesa: “o português é o idioma que desde 1500 até hoje mais cresceu”. Isto explica-se com o facto de, no século XVI, sermos apenas um país com um milhão de habitantes, enquanto que, na mesma época, a China, por exemplo, já contava com 103 milhões. De então para cá, esta cresceu 14 vezes mas nós crescemos 260 vezes. Uma particularidade que não é despicienda”.

Uma importância que, de certo modo, também é reconhecida pela professora Margarida Correia, presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) ao referir que “uma língua é tanto mais rica quanto melhor a conhecermos”.

Presentemente, no Mundo, há pelo menos seis mil línguas. Destas, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mais de 2500 estão ameaçadas e cerca de 400 estão em sério risco de extinção. Mas o português está muito longe disso.

É hoje falado por mais de 200 milhões de indivíduos espalhados pelos cinco continentes. “Somos uma língua em crescimento”, como destaca o linguista loão Malaca Casteleiro. E é isso mesmo que o investigador Luís Reto também sublinha. Se as projeções das Nações Unidas vierem a confir- mar-se, “o número de falantes de português no Mundo não só aumentará substancialmente – serão 387 milhões em 2050 e 487 milhões no final do século -, como a geografia da língua se alterará de forma radical, com o brutal crescimento demográfico previsto para Angola e Moçambique, que, no seu conjunto, somarão 266 milhões de habitantes em 2100, muito acima dos 200 milhões estimados para o Brasil. Seremos cerca de 387 milhões de falantes, em meados do presente século”.
O português é já é a quarta língua mais falada, atrás do mandarim, do espanhol e do inglês. Nas redes sociais, é a terceira língua do Facebook (depois do inglês e do espanhol) e a quinta no Twitter. 


Fonte: J.N
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s