NO IILP REALIZOU-SE: EVENTO “NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA” E EXPOSIÇÃO “A LÍNGUA PORTUGUESA EM NÓS”

No dia 10 do corrente mês, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e a Embaixada do Brasil em Cabo Verde organizaram o evento intitulado “Nossa Língua Portuguesa”, na sede do IILP, na cidade da Praia, Cabo Verde.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O referido evento, que marcou o encerramento da XIII Reunião Ordinária do Conselho Científico, contou com a presença de representantes das Comissões Nacionais do IILP, de autoridades políticas, académicas e da sociedade civil; e do público em geral. Ressalta-se a presença dos Embaixadores dos países da CPLP acreditados em Cabo Verde, nomeadamente de Angola, do Brasil, da Guiné-Bissau e de Portugal, os quais fizeram uma curta intervenção sobre o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP.

O ponto alto do evento foi a conferência proferida pelo Senhor Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Jorge Carlos Fonseca, moderada pelo Senhor Embaixador Jorge Tolentino. O Presidente da República de Cabo Verde, na sua intervenção, referiu-se a marcos históricos da evolução e expansão da Língua Portuguesa e à forma como os autores lusófonos a têm enriquecido. Ressaltou a Língua como uma “riqueza singular” e a língua que já “faz parte de todos os mundos”; uma língua em “franca expansão”, sobretudo na América e em África, e uma “língua de futuro”.

Relevou que “no seio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o valor económico e o potencial da língua portuguesa são a base para uma plataforma comum de desenvolvimento dos Estados-membros e fortalecimento da comunidade”.

O Doutor Jorge Carlos Fonseca também expressou a sua satisfação “enquanto Presidente da República, por Cabo Verde albergar a sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, que nos acolhe, hoje, em tão emblemático e singelo edifício, designado por Casa Cor-de-Rosa”.

O evento contou ainda com momentos musicais protagonizados pelo Professor Zeca Couto, ao piano, e pelos intérpretes Nataniel Simas e Nia Rendall.

O evento integrou também a inauguração da Exposição Itinerante do Museu da Língua Portuguesa, intitulada “A Língua Portuguesa em Nós”. Esta iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, contou com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação Roberto Marinho, do Museu da Língua Portuguesa e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, sob coordenação da Expomus.

A amostra está organizada em quatro eixos temáticos, a saber: “Nós da Língua Portuguesa no Mundo”, “História da Língua Portuguesa no Brasil”, “Poesia e Prosa” e “Diálogos”. A Exposição propõe um percurso pela história da língua portuguesa, o contacto com outras línguas, os seus destinos na formação cultural brasileira, a sua presença nos ritmos e nas melodias, na culinária e na literatura.

A Exposição vai ter, numa primeira fase, visitas guiadas por agendamento, de 10 de maio a 19 de junho, e, numa segunda fase, de 19 de junho a 27 de julho, estará aberta ao público.

Importa sublinhar que a itinerância do Museu da Língua Portuguesa é um compromisso da presidência pro tempore brasileira na CPLP.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s