IILP REALIZOU A XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CIENTÍFICO

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) realizou de 08 a 10 de maio do ano em curso, na sua sede, na cidade da Praia, Cabo Verde, a XIII Reunião Ordinária do Conselho Científico (CC), na qual estiveram presentes representantes das Comissões Nacionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Esta Reunião, orientada pelo Presidente deste órgão, contou com a presença, na qualidade de convidados, da Diretora Executiva do IILP e de um representante da Senhora Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Prof.ª Doutora Margarita Correia (membro da Comissão Nacional de Portugal) foi eleita por unanimidade para o cargo de Presidente do Conselho Científico do IILP para um mandato de dois anos, sucedendo o Prof. Doutor Raul Calane da Silva (membro da Comissão Nacional de Moçambique), que exerceu o cargo durante dois mandatos, de 2014 a 2018.

DSC02865_resultado.JPG

Nesta Reunião do CC foram apresentados e aprovados o Relatório de Atividades e o de Execução Orçamental referentes a 2017; o conjunto de atividades já realizado em 2018, bem como, as já planificadas para os três últimos trimestres deste ano. Foi também colocado à discussão e aprovado o Plano de Atividades de 2019 e apreciada a proposta de Orçamento para 2019. Para além destes documentos, a Diretora Executiva disponibilizou aos membros do CC informação detalhada sobre o desenvolvimento dos vários projetos do IILP.

Importa destacar que a Comissão Nacional de São Tomé e Príncipe, representada por um dos seus membros, entregou à Direção Executiva, em sede de Conselho, o documento que confirma o depósito do Vocabulário Ortográfico Nacional (VON) no Secretariado Executivo, o qual será encaminhado para integração na plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC). Sublinha-se que com a entrega deste VON teremos, a curto prazo, a disponibilização de um conjunto de seis vocabulários nacionais.

Na Reunião do Conselho Científico, foi unanimemente reconhecido, relativamente à substituição da Diretora Executiva do IILP, o direito de a Guiné-Bissau apresentar um candidato ao cargo.

Outros assuntos pertinentes foram ainda tratados nesta Reunião Ordinária, estando as decisões fundamentais plasmadas no Comunicado Final que colocamos à disposição dos leitores.

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s