PARAGUAIO OSCAR RUBEN LOPEZ, RADICADO EM SÃO PAULO, É O VENCEDOR DO PRÊMIO LITERÁRIO UCCLA

O Prêmio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, na sua terceira edição, foi atribuído ao livro de poesia “Equilíbrio Distante”, da autoria de Oscar Ruben Lopez Maldonado, paraguaio, de 48 anos, residente em São Paulo, no Brasil. 

A obra vencedora foi apresentada em Lisboa, nesta quinta-feira, no âmbito das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O prêmio contou com 805 candidaturas, oriundas da Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Portugal e São Tomé e Príncipe.

De acordo com os organizadores do prêmio, 35% dos candidatos têm entre os 16 e os 30 anos de idade, 41% entre os 31 e os 50, 21% entre os 51 e os 70, e 3% entre os 71 e os 90 anos. No que respeita ao género,  31% são mulheres e 69% são homens.

O prêmio é uma iniciativa conjunta da UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.

O prêmio foi lançado em 2015.  A sua 1.ª edição distinguiu o romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal. Na 2.ª edição, o prêmio foi atribuído à obra Diário de Cão”, do brasileiro Thiago Rodrigues Braga, de Goiás (Brasil).

De acordo com o regulamento do prêmio, o autor distinguido será convidado a participar no Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela UCCLA, na edição realizada imediatamente após a data de entrega do Prémio, com oferta de todas as despesas relacionadas com a sua deslocação e alojamento durante o evento e a obra premiada será objeto de edição e publicação pelas entidades promotoras.


Fonte: Portugal digital

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s