ENSINO DO PORTUGUÊS NO CANADÁ É TEMA DE UM SIMPÓSIO NA UNIVERSIDADE DE TORONTO

A Universidade de Toronto recebe, a 28 de abril, o primeiro simpósio sobre o ensino de português realizado naquela cidade canadiana. É organizado pela Associação de Professores de Português do Canadá (CATPor, na sigla original) com o apoio da Coordenação do Ensino de Português no Canadá.
Ensino do Português no Canadá é tema de um simpósio na Universidade de Toronto

O simpósio, intitulado ‘Ensino de português no Canadá’ vai decorrer no Emmanuel College da Universidade de Toronto, com início às 9h30 e prolongando-se até às 17h30.
Este será o primeiro evento organizado pela recém criada CATPor (Canadian Association of Teachers of Portuguese – Associação de Professores de Português do Canadá, em português), uma associação que agrega os docentes de língua portuguesa no Canadá.


A presidente da CATPor sublinha que o simpósio será “uma mais-valia indiscutível” para aquele que é o principal desígnio da associação. “O de uma profícua comunicação e troca de conhecimentos e experiências entre os docentes de língua portuguesa no Canadá, desde o Early Learning Program ao Grade 12, reunindo também os professores das instituições de ensino superior e das escolas comunitárias”, explica Anabela Alves Rato, professora da Universidade de Toronto.
A iniciativa conta com o apoio da Coordenação do Ensino de Português (EPE) no Canadá, que organiza anualmente uma sessão de formação de professores de português em diferentes cidades do Canadá, sempre com um formador convidado.
Este é o primeiro realizado em Toronto, desta vez com a organização da CATPor e o apoio da Coordenação.
“Será um dia dedicado à formação com três formadores convidados: a professora Cristina Flores, da Universidade do Minho, o professor Luís Gonçalves, da Universidade de Princeton, e uma professora do EPE em França, Maria Favero”, revela Ana Paula Ribeiro.
A coordenadora do EPE no Canadá revela ainda que o simpósio deverá contar com a presença de 60 docentes de português, oriundos de diferentes cidades do Canadá.

Simpósio proporciona formação gratuita aos docentes

Anabela Alves Rato sublinha, por sua vez, o facto do evento proporcionar uma “formação gratuita e aberta a todos os interessados pelas questões do ensino do português”, contanto com palestras, entre as quais as conduzidas pela professora Cristina Flores e o professor Luís Gonçalves que é ainda o presidente da organização congénere da CATPor nos Estados Unidos – a American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP).
“O simpósio abrangerá também um workshop, com uma formadora do Camões I.P., Maria Favero, diretamente voltado para a construção de materiais didáticos e com pistas concretas para utilização em sala de aula, bem como uma intervenção da coordenadora do Ensino de Português no Canadá, Ana Paula Ribeiro”, acrescenta a docente da Universidade de Toronto e presidente da CATPor.
O evento será inaugurado por Anabela Alves Rato e pelo Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros.
Para além das palestras de Cristina Flores (‘Reflexão sobre o desenvolvimento do português como língua de herança’) e de Luís Gonçalves (‘Input/output theory como base para as atividades na aula de português’), haverá ainda as apresentações de Moana Ávilla (‘Utilização do currículo IB para o ensino de português’), Ana Paula Ribeiro (‘O ensino de português no Candá’), o o workshop de formação ‘Um tema, vários caminhos, vários rosto’, conduzido por Maria Favero.
Haverá ainda espaço à apresentação das novidade editorias da Lidel e da Porto Editora e uma mesa-redonda conduzida por professores delegados da CATPor intitulada ‘O ensino de português: diferentes realidades’.
Para além da formação, o simpósio será o momento de apresentação da CATPor, um projeto que a Coordenação do EPE no Canadá visava há muito tempo “e que foi possível concretizar quando a professora Anabela Rato, da Universidade de Toronto, aceitou o desafio que lhe foi lançado”, como sublinha Ana Paula Ribeiro.
O simpósio sobre o ensino de português no Canadá tem ainda o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto, da Caixa geral de Depósitos e da Golden Wheat Bakery & Pastry.


Fonte: Mundo Português

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s