ANTÓNIO GUTERRES E RICARDO ARAÚJO PEREIRA ASSINALAM DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o humorista e escritor Ricardo Araújo Pereira vão assinalar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, um tema em destaque na ONU esta semana.

Nos próximos dias, a língua portuguesa vai ser o tema de vários debates e conferências, incluindo a Celebração da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), no dia 5 em Nova Iorque, disse à Lusa uma fonte da CPLP.

Esta iniciativa decorre no sábado nos Jardins das Nações Unidas, e nela marcarão presença o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e o humorista e escritor Ricardo Araújo Pereira, que partilhará uma mesa redonda com o também escritor Onésimo Teotónio Almeida.

Além das intervenções institucionais, haverá ainda espaço, durante a iniciativa que decorre durante todo o dia, para intervenções institucionais e para a evocação dos 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor português José Saramago.

A celebração, no sábado, decorrerá um dia depois do Primeiro Encontro das Academias das Letras da CPLP, que acontecerá na sexta-feira no edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque, sob o tema “A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais”.

O vice-presidente da Academia Angolana de Letras, Luís Kandjimbo, o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Domicio Proença Filho, a ex-presidente da Academia cabo-verdiana de Letras Vera Duarte, e o residente da Academia das Ciências de Lisboa Artur Anselmo serão os intervenientes das duas sessões que marcam este primeiro encontro das academias das letras.

Organizado pelas missões dos Países da CPLP junto às Nações Unidas em Nova Iorque, com o apoio das Academias de Letras da CPLP, estes encontros decorrem no formato de mesa-redonda com a participação de representantes das Academias dos quatro países da CPLP que dispõem de instituições deste género, versando sobre a importância político-cultural da língua portuguesa e da cultura dos países lusófonos no mundo.


Fonte: D.N
Imagem: Sábado
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s