LIVRARIA PEDRO CARDOSO LANÇA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA LEITURA NA CIDADE DA PRAIA

A Livraria Pedro Cardoso lança esta sexta-feira, 13, na Cidade da Praia, a primeira edição da revista Leitura, como forma de promover o livro, a leitura e os jovens escritores.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo director da livraria, Mário Silva, informando que há cerca de 12 meses que esta revista, com periodicidade trimestral, foi “sonhada e planeada”.

Segundo este responsável, a Livraria Pedro Cardoso, criada em 2014, vem prestando serviço de venda de livros e de editora, mas passados esses anos constataram que há um deficit de divulgação dos seus livros e das suas actividades e que no país nunca houve uma revista virada para a divulgação do livro.

É baseado nisso que surge este novo projecto que tem como objectivo incentivar o conhecimento e a leitura, mas também a escrita, indicou.

A revista apresenta livros já editados pela livraria e outras editoras, e ainda divulga os livros que vão ser dados à estampa durante este mês, como é o caso do livro de “Homossexuais, gays e travestis em Mindelo: entre identidades e resistências” de Lorena Silva, “Histórias da história de Santiago – Cabo Verde” de Nuno Rebocho, “Caminhos cantantes”, de Kaká Barbosa” e “Riso & Lágrimas” de Vera Duarte.

“Nós temos como objectivo divulgar os livros, sejam livros editados por nós, sejam livros editados por outras editoras, sejam livros editados em regime de direito do autor, porque achamos que temos uma função básica que é a sustentabilidade da própria livraria, não temos intuitos lucrativos”, disse, acrescentando que outro objectivo desta revista é estimular a leitura.

Esta primeira edição de 34 páginas,  apresenta um artigo escrito em crioulo, com o intuito de estimular a escrita e a língua cabo-verdiana, uma página dedicada ao infanto-juvenil e uma outras dedicada àqueles que querem escrever pela primeira vez um conto, poema, entre outros artigos.

A ideia de dar oportunidade aos jovens para publicarem, informou, surge para colmatar uma falha que existia no mercado, uma vez que nem os jornais ou revistas dão voz aos jovens ou aos menos jovens que nunca publicaram.

“O primeiro número define a identidade da revista (…). Temos um estilo e uma identidade que permita que todos possam ter curiosidade em folhear a revista e ler. Há textos para todos os gostos para que a revista possa chegar à toda as faixas etárias, por isso damos muito valor à imagem, queremos uma revista alegre, rica, estimulante e de preferências textos curtos”, afirmou.

A revista Leitura divulga ainda a primeira obra cabo-verdiana escrita em 1594 “Tratado Breve dos Rios de Guiné do Cabo Verde”, de André Álvares D´Almada, mas a direcção promete ao logo das futuras edições trazer outras obras escritas no século XVI e XVII.

Uma entrevista com a escritora cabo-verdiana Ondina Ferreira, em que esta fala dos livros, é chamada para a capa da primeira edição desta revista, como o título “Temos de recentrar o lugar do livro”.

Esta edição contou ainda com a colaboração de António Monteiro, Jorge Tolentino, José Pina Delgado, Natacha Magalhães e a jovem Yasmim Tavares.


Fontes: Inforpress
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Uma resposta a LIVRARIA PEDRO CARDOSO LANÇA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA LEITURA NA CIDADE DA PRAIA

  1. Afranio da Silva Garcia diz:

    A capa esta muito boa. Parabens!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s