HAITIANOS APRENDEM LÍNGUA PORTUGUESA EM CAMPO LIMPO PAULISTA

Migrar de um país para outro e encontrar uma nova e desconhecida língua pode ser um obstáculo para os estrangeiros que chegam ao Brasil. A bonita, mas complicada língua portuguesa é um desafio. Em Campo Limpo Paulista, cidade que celebrou nesta semana 53 anos, a proposta para quem não sabe falar e escrever o português é o acolhimento, em um curso gratuito, oferecido pela Secretaria de Educação.

Atualmente, 22 haitianos, que falam francês, crioulo e, em alguns casos, espanhol, participam das aulas, direcionadas a estrangeiros de qualquer nacionalidade. “Nossa ideia é humanizar a educação como um todo. Temos trabalhado intensamente para deixar as escolas em boas condições para nossos alunos e já fizemos a reforma de 19 unidades. Além disso, pensamos também nas pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma forma de ajuda-las a dar um novo passo”, diz o prefeito, Dr. Japim Andrade.

Entre os alunos está Ilianise José, de 45 anos, que há um ano reside no Brasil. Ela conta que quando chegou ao país foi complicado adaptar-se à nova língua. “Estou muito feliz com a oportunidade. Gosto de morar aqui, consegui um trabalho e é uma necessidade falar o português?, conta, destacando que o que acha mais difícil são os verbos. Assim como ela, Raymond Ulysse, de 51 anos, também é aluno do curso. “Estou fazendo as aulas há 15 dias e elas têm sido muito boas para mim”, comenta ele, ainda ensaiando as primeiras palavras na nova língua.


Fonte: Jornal da Região

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s