APRENDIZAGEM E ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA

Pretende-se com este curso desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas; caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.

Curso realizado em parceria com a Universidade de Coimbra.

Objetivos

  • Objetivo 1 – Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM);
  • Objetivo 2 – Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas;
  • Objetivo 3 – Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.

Organização e metodologia

O curso Aprendizagem e Ensino de Português Não Materna encontra-se organizado em 4 temas.

  • Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda);
  • Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2;
  • Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM;
  • O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.

A frequência do curso implica a apropriação das temáticas através de uma plataforma que serve de suporte à aprendizagem. Em cada tema, os conteúdos estão disponíveis sob a forma de texto, intercalados por esquemas/animações e um vídeo síntese, no qual a docente sistematiza os principais aspetos a ter em conta. Como complemento dos conteúdos são disponibilizados ainda, em cada tema, recursos de apoio apresentados em diferentes categorias: textos complementares da autoria da própria docente, artigos científicos, recursos multimédia e referências bibliográficas.

Para completar o curso com aproveitamento, o formando deverá concretizar atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. As atividades são obrigatórias e afetas a cada tema, de acordo com as datas previamente definidas no cronograma (o plano de atividades é disponibilizado a todos os formandos no início do curso).

A comunicação é assíncrona, sendo que o formando poderá participar nas atividades em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet.

Apesar da flexibilidade de tempo e de espaço que tornam particular a modalidade de ensino a distância, o ideal é que o formando possa cumprir, desde o início, a calendarização das atividades previstas, no sentido de acompanhar o ritmo do grupo de formação. Neste curso, salienta-se a forte componente de interação entre docente e formandos e entre formandos, sendo promovida e incentivada a aprendizagem colaborativa.

O roteiro pedagógico desenhado para este curso assenta na prossecução gradual das atividades propostas, existindo atividades cuja adequada concretização depende da conclusão da(s) anterior(es). A docente efetua um acompanhamento regular das atividades e fornece feedback tema a tema.

O curso Aprendizagem e Ensino de Português Não Materna interseta o método ativo e expositivo, existindo, por um lado, um trabalho expositivo em que o formando visualiza e apreende os conteúdos teóricos e por, outro, uma metodologia ativa, no momento em que é desafiado a colocar em prática os conhecimentos e a participar em partilhas e debates com a turma.

Duração

 O curso tem uma duração de 10 semanas.

Propina

  • No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro ou Agentes de Cooperação do Camões, I.P., o custo é de 200€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.
  • Nos restantes casos, o custo é de 250€.

Avaliação

De acordo com o processo de acreditação submetido ao CCPFC, e ao qual foi atribuída a acreditação CCPFC/ACC – 84247/15:

  • A avaliação é contínua e sumativa. Cada um dos quatro temas contempla atividades obrigatórias cujo peso na classificação final varia consoante o grau de esforço exigido aos formandos.
  • Exige-se o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação.
  • Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.
  • Curso conferente de 2 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação – Formação Contínua de Professores).

Fonte: Instituto Camões
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Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
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