CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – II

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II

Após a Conferência de Abertura realizou-se o momento de apresentação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), que integrou dois momentos:

  • O primeiro, no qual a Diretora Executiva do IILP fez um enquadramento político do Portal, tendo-se referido às principais motivações para a sua criação; aos objetivos que se pretendem alcançar com o Portal e a disponibilização dos recursos nele incluídos; ao carácter inovador da plataforma, enquanto reflexo de materiais produzidos nos diferentes Estados-Membros da CPLP, linguística e culturalmente enquadrados, apresentando as variedades da Língua Portuguesa em uso nos diferentes países e retratando aspetos singulares da vida nesses mesmos países. Para além da área com materiais produzidos nos Estados-Membros da CPLP, foi referido, também, a existência de uma outra secção do Portal, onde estão disponibilizadas unidades didáticas para públicos mais específicos como, por exemplo, os imigrantes, os hispanofalantes e os falantes de chinês. Sublinhou-se, igualmente, o facto de o desenvolvimento da plataforma ter contribuído para a formação de equipas nacionais de elaboradores de materiais de ensino, em diversos EM da CPLP.
  • O segundo momento esteve sob responsabilidade da Prof.ª Doutora Viviane Furtoso, Presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), instituição assessora do IILP neste projeto. A sua intervenção baseou-se, sobretudo, na apresentação detalhada do PPPLE, de modo a que os professores participantes possam, futuramente, utilizar, potencialmente, os materiais e as ferramentas disponibilizadas. Para além da apresentação das áreas gerais, a Professora Viviane apresentou, em detalhe, algumas unidades didáticas, produzidas em diferentes países. Ao longo da explanação, a apresentadora referiu-se à estrutura-base das unidades, ao facto de elas serem desencadeadas por uma situação de uso e, ainda, por privilegiarem o uso de materiais autênticos.

Por fim, foram referidos alguns dados sobre a importância deste Portal, a partir do facto de que é concebido de forma multilateral, criando um sistema internacionalizado de gestão do ensino e da formação de Professores de PLE/PLNM e funcionando como instrumento de cooperação linguístico-cultural. Hoje há no Portal 605 unidades disponíveis, com um total de 1210 horas de aula, produzidas pelas seguintes equipas nacionais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A oferta dos materiais produzidos por cada um dos países da CPLP permite que o professor possa ter acesso a Unidades Didáticas de uma mesma variedade, contextualizadas em um determinado espaço geográfico, histórico e cultural, salientando as suas especificidades.

(Fim da 2ª parte)

Imagem: SIPLE

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
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