MINISTRO AUGUSTO SANTOS SILVA DEBATE A “LÍNGUA PORTUGUESA E A DIPLOMACIA” NO IILP

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) em parceria com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde promoveu, no dia 30 de janeiro, na sua sede, a Conferência intitulada “Língua Portuguesa e Diplomacia”, proferida pelo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Doutor Augusto Santos Silva e moderada pelo Dr. Rui Figueiredo Soares.

Cartaz - Língua Portuguesa e Diplomacia

Estiveram presentes, para além do Senhor Ministro de Negócios Estrangeiros de Cabo Verde; antigos membros do executivo cabo-verdiano; representantes do Corpo Diplomático e de Organizações Internacionais; autoridades políticas, académicas e da sociedade civil; membros da comunidade portuguesa, residentes na cidade da Praia e o público interessado na temática abordada na conferência.

O Senhor Ministro Santos Silva começou por fazer referência às funções da língua, destacando o facto de a Língua Portuguesa ser uma língua geográfica e geopoliticamente muito dispersa e dinâmica, ser a língua mais falada no hemisfério sul e falada em todos os continentes, para além, de ser uma língua com múltiplas variantes, todas elas de igual valor. Prosseguindo, o Senhor Ministro referiu ainda que “(…) a Língua Portuguesa é de múltiplos centros porque ela é falada com diferentes ondulações.  Há casos em que ela é língua materna, língua segunda, língua de herança ou língua estrangeira. O seu valor resulta do cruzamento entre estas diferentes maneiras de a usar”.

Num outro momento da sua conferência, o orador considerou que o grande valor diplomático de uma língua apresenta-se pelo plano da projeção internacional.  No caso da Língua Portuguesa, esta promoção passa por várias estratégias: a consagração do  5 de maio como Dia Internacional da Língua e da Cultura na CPLP, dia em que as missões diplomáticas dos países de Língua Portuguesa acreditadas nos diferentes países, cooperam entre si para realizarem ações de projeção deste património linguístico comum. Para além disto, existem organismos nacionais, como o Instituto Camões e a Rede Brasil Cultural, que promovem a projeção internacional do idioma. Acrescenta-se a isto, o facto de a Língua Portuguesa estar já presente em diversos organismos internacionais, sendo língua oficial de trabalho em mais de 30 organizações internacionais. Por fim, foi sublinhada a importância do IILP, como instrumento multilateral de promoção da Língua Portuguesa.

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s