IILP FAZ BALANÇO POSITIVO DO “II ENCONTRO DE CONCERTAÇÃO DE AGENDAS E PARCERIAS”

Aconteceu a 01 de fevereiro, na sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), na cidade da Praia, o “II Encontro de Concertação de Agendas e Parcerias”.

Cartaz II Encontro de Concertação e Agendas e Parceiros

O referido Encontro organizado pelo IILP visava socializar as Agendas/Planos de Atividades/Atividades Prioritárias; identificar formas de uma melhor e maior cooperação entre as várias instituições presentes e definir atividades concretas a serem realizadas em parceria.

De acordo com a Diretora da Instituição, Prof.ª Doutora Marisa Mendonça “o IILP decidiu, uma vez mais, ser uma âncora e congregar à sua volta várias Instituições nacionais e internacionais, responsáveis e apostadas no desenvolvimento de ações pertinentes, em várias áreas, sobretudo ao nível da língua, da cultura, da educação, da governança e outras”  

No Encontro, participaram, para além do IILP, a Academia Cabo-verdiana de Letras; a Biblioteca Nacional de Cabo Verde; o Centro Cultural Brasil Cabo Verde; a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa da UniCV; o Centro Cultural Português; o Centro de Língua Portuguesa – Camões IP; a Delegação Escolar da Praia; a Direção Nacional da Educação; Embaixada do Brasil; a Fundação José Maria Neves; o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas; o Ministério da Educação, Família e Inclusão Social e a Presidência da República.

Importa referir que os representantes das várias instituições emprestaram à Reunião uma dinâmica muito própria, pela experiência significativa que têm em liderança e gestão de instituições mas, também pela total abertura com que se envolveram no Encontro.

As fases de trabalho prendem-se, agora, com o envio, ao IILP, de atividades concretas a desenvolver por cada instituição, as quais serão incluídas numa matriz comum.

A partir da socialização dessa matriz, cabe às várias instituições inscreverem-se como parceiras na programação e realização de atividades de outras.

O balanço do Encontro foi feito por vários dos participantes, como bastante positivo.

“Pareceu-me bastante interessante porque é uma forma de pôr em conjunto atividades que estão a ser desenvolvidas por diferentes instituições.” – Dr.ª Antonieta Lopes, ex-curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

“Considero que a realização deste Encontro foi muito importante porque permitiu identificar os pontos de convergência entre as agendas. Saio com a certeza que as parcerias serão profícuas para as atividades previstas para o ano de 2018.” – Dr.ª Sofia Figueiredo, Diretora Nacional da Educação.

“Foi uma Reunião muito produtiva, tivemos a oportunidade de apresentar as nossas ideias, para depois colaborar em atividades de promoção de leitura e estimular o gosto por livros.” – Dr. Joaquim Arena, Conselheiro do Presidente da República para Comunicação e Cultura.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s