UM DEBATE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

A “Confluência em Língua Portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução” vai traduzir-se num Congresso Internacional organizado pela Universidade de Macau. O evento realiza-se em Maio e visa, entre outros, debater o ensino do Português como Língua Estrangeira.

A Universidade de Macau (UM) está a receber propostas de comunicações, em Inglês ou Português, no âmbito de um Congresso Internacional que se irá realizar entre os dias 10 e 12 de Maio. Esta é a primeira iniciativa organizada pelo Departamento de Português da UM no âmbito do ensino do Português como língua estrangeira. “O objectivo é termos o foco três áreas – que são aquelas que também temos no nosso departamento: Literatura, Linguística e Tradução. Ver estas três grandes áreas no ensino de Português como língua estrangeira”, explicou Ana Nunes, do Departamento de Português, à TRIBUNA DE MACAU.

Subordinado ao tema “Confluência em Língua Portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução”, irá reunir especialistas nessas áreas e cujo trabalho possibilite “a partilha e discussão de novas ideias e de experiências”, refere a instituição académica.

Tendo em conta a realidade do ensino de Macau mas também da Ásia, Ana Nunes entende que este tipo de iniciativas fazem “todo o sentido” sobretudo por ser uma “área que está aberta e que tem muita procura nesta momento”. Em Portugal, por exemplo, “os mestrandos e doutorandos começam já a procurar as especializações [desses cursos] no ensino do Português como língua segunda”, notou.

O Departamento de Português da UM aceita comunicações até 1 de Março e, para serem validadas, devem abordar várias vertentes do ensino do Português como língua estrangeira, nomeadamente tradução, metodologias e novas abordagens, contributos da cultura e da literatura e ainda a componente linguística. “Como a chamada de trabalhos está a ser feita em termos internacionais esperamos ter pessoas um bocadinho de todo o lado”, disse Ana Nunes.

Além das propostas escritas, a UM aceita ainda apresentações orais de um limite máximo de 20 minutos, devendo ainda ser escritas em Português ou Inglês com cerca de 200 a 300 palavras acompanhadas de uma  breve nota biográfica de 100 palavras.

Após o Congresso, os textos seleccionados, mediante dupla avaliação por pares cegos, serão publicados no número especial de uma revista académica internacional indexada, anuncia a UM.

Curso de Verão entre 16 de julho a 3 de agosto 

O Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Macau terá lugar entre os dias 16 de Julho e 3 de Agosto, revelou Ana Nunes, do Departamento de Português, à TRIBUNA DE MACAU. Segundo a docente, a instituição académica deverá começar a receber, esta semana, manifestações de interesse que permitirá ter uma ideia do número de participantes na edição desta ano. Recorde-se que o último Curso de Verão contou com a participação de 450 alunos.


Fonte: Jornal Tribuna de Macau
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s