NOVO EMBAIXADOR DE PORTUGAL QUER REFORÇAR ENSINO DO PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU

O novo embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António de Carvalho, defendeu hoje ser fundamental o reforço da língua portuguesa naquele país africano como condição para a afirmação dos guineenses no contexto sub-regional.

 

O diplomata luso, que entregou as suas cartas credenciais ao chefe do Estado guineense no passado dia 06, reuniu-se hoje com o ministro da Educação, Sandji Faty, a quem transmitiu a sua intenção de reforçar a cooperação no domínio do ensino entre Lisboa e Bissau.

A promoção e o reforço do português na Guiné-Bissau será o tónico dessa visão, assinalou António de Carvalho, realçando ser a língua portuguesa “uma questão fundamental” por ser “um fator identitário e de afirmação” no contexto geopolítico sub-regional.

A formação dos professores e o sistema de avaliação dos alunos também foram outros dos temas abordados no encontro.

O ministro guineense da Educação, Sandji Faty, enalteceu a “boa vontade” dos dois governos em reforçar a cooperação, tendo destacado o trabalho que algumas entidades lusas têm desenvolvido no setor do ensino, sublinhando a ação da Fundação Fé e Cooperação (FEC).

O governante guineense disse ter ficado assente que é preciso aumentar a visibilidade das ações que são feitas no domínio da Educação, setor considerado pelo embaixador português, em Bissau, de “fundamental” também na cooperação entre os dois países.

Fonte:D.N

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário