JERÓNIMO JARMELO VENCE PRÉMIO DE POESIA E FICÇÃO DE ALMADA

Jerónimo JarmeloO escritor Jerónimo Jarmelo venceu o Prémio de Poesia e Ficção de Almada, no valor de 2.500 euros, pela obra “Uma flor no meu deserto”, divulgou hoje a Câmara de Almada.

 

O vencedor do Prémio Literário de Poesia e Ficção de Almada 2017, dedicado ao género Prosa de Ficção, recebeu a noite passada o galardão na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia.

O júri do prémio foi constituído por Luís Vendeirinho, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Modesto Navarro, pela Câmara Municipal de Almada, e Francisco Moita Flores, pela Sociedade de Língua Portuguesa.

Modesto Navarro, porta-voz do júri, afirmou que a obra vencedora é «um romance histórico de profunda humanidade e resistência ao fascismo, bem estruturado e escrito, que fala do concelho de Almada e de como o sofrimento e a revolta podem gerar esclarecimento e afirmação dos que sofrem e lutam pela liberdade e pela felicidade que merecem».

Jerónimo Jarmelo é o pseudónimo literário de Jerónimo Pereira Santos, natural de Castanheira do Jarmelo, no distrito da Guarda.

O autor estudou Línguas e Literaturas Clássico-Românicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é membro da Associação Portuguesa de Escritores e professor na Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal e na Unica – Universidade Intergeracional do Concelho de Almada.

Jarmelo é autor dos romances As Ninfas do Índico e Eu vou ser como a serpente, e do livro de poemas Filho de Ninguém.

O Prémio Poesia e Ficção de Almada foi criado pela Câmara de Almada, em 1995, e «pretende estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores naturais, residentes ou que exerçam a sua actividade no concelho de Almada», segundo nota da autarquia.

Fonte: Abril

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s