INVESTIGADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DEBATEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS

média.jpg

As III Jornadas de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino, organizadas pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, unidade de investigação criada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões, I.P., debateu o ensino e a aprendizagem de português, de 13 a 15 de novembro, no Auditório da Reitoria. 

A sessão solene da abertura, que aconteceu no dia 13, contou com intervenção da Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, Professora Doutora Amália de Melo Lopes, e da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

A Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa afirmou que a Cátedra está intrinsecamente ligada aos projetos de formação em Língua Portuguesa, língua segunda/língua estrangeira da Uni-CV, lecionados aos membros dos cursos de formação graduada e pós-graduada, designadamente aos orientandos das dissertações do Mestrado em Ensino do Português, Língua Segunda/Língua Estrangeira da Uni-CV.  

A Reitora da Uni-CV destacou a importância da língua portuguesa para se atingir o mundo, bem como para o processo de ensino-aprendizagem das outras línguas estrangeiras.

“É através da língua portuguesa que conseguiremos atingir o mundo, aprendermos as línguas estrangeiras, é a língua de base que suporta toda a nossa aprendizagem e a performance que poderemos desenvolver no que diz respeito às línguas estrangeiras, ao francês, ao inglês e a outras”, afirmou a Reitora.

No mesmo âmbito, seguiram-se comunicações sobre: Plano Nacional de Leitura; Tecnologias Móveis para o Ensino e a Aprendizagem de Português como Língua Segunda; A Leitura na Era Digital; Aprender a Língua Portuguesa com o Moodle; Materiais Didáticos e Aprendizagem Literária; Fundamentos teórico-metodológicos de avaliação de competência linguístico-comunicativa; Princípios e(m) práticas para avaliar competência linguístico-comunicativa; e Produção de Materiais para o Ensino Bilingue.

Fonte: Unicv

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s