CÁTEDRA EUGÉNIO TAVARES DE LÍNGUA PORTUGUESA ORGANIZA III JORNADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – INVESTIGAÇÃO E ENSINO NA UNI-CV

 

jornadas_web.jpg

A Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, unidade de investigação cocriada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões, I.P. organiza as III Jornadas de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino, de 13 a 15 de novembro, no Auditório da Reitoria, no Plateau. A sessão solene de abertura acontecerá na segunda-feira, dia 13, às 9h30mm, no auditório da Reitoria.

As Jornadas pretendem vitalizar um espaço de partilha e de divulgação de trabalhos de investigação, produzidos na área do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa. O eixo temático central das III Jornadas é a produção de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de Português como Língua Segunda.

Neste âmbito o programa integra intervenções dos seguintes conferencistas: Adelina Moura, Amália Lopes, Elvira Reis, Isabel Alçada, Luísa Inocêncio, Mariana Faria e Nelson Viana.

Plano Nacional de Leitura; Tecnologias Móveis para o Ensino e a Aprendizagem de Português como Língua Segunda; A Leitura na Era Digital; Aprender a Língua Portuguesa com o Moodle; Materiais Didáticos e Aprendizagem Literária; Fundamentos teórico-metodológicos de avaliação de competência linguístico-comunicativa; Princípios e(m) práticas para avaliar competência linguístico-comunicativa; Produção de Materiais para o Ensino Bilingue são os temas que vão ser abordados III Jornadas de Língua Portuguesa.

As Jornadas têm como objetivo geral desenvolver uma cultura de investigação em torno do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa como língua segunda em Cabo Verde. Constituem objetivos específicos destas Jornadas: (i) promover a investigação sobre as áreas do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa e das literaturas em língua portuguesa; (ii) divulgar boas práticas de ensino da língua, da linguística e da literatura, com resultados concretos no desenvolvimento das competências de literacia; e (iii) apresentar trabalhos sobre a utilização das tecnologias aplicadas ao desenvolvimento das literacias em língua portuguesa.

Esta iniciativa, organizada pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, é financiada pelo Camões, I.P. e tem o especial apoio da Direção Nacional de Educação do Ministério da Educação, da Embaixada do Brasil em Cabo Verde e do Leitorado Brasileiro em Cabo Verde.

Aceda ao programa aqui.

Fonte: UniCV
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s