FESTIVAL LITERÁRIO REÚNE AUTORES LUSÓFONOS NO BRASIL

Escritores de vários países lusófonos participam num festival que reunirá expoentes da literatura contemporânea de língua portuguesa a partir de sexta-feira nas cidades brasileiras de Salvador e São Paulo.

 

Intitulado “Minha Língua, Minha Pátria”, o evento organizado pelo Instituto Eva Herz, da Livraria Cultura, contará com a participação de nomes premiados como o moçambicano Mia Couto, o brasileiro Milton Hatoum e o português Bruno Vieira Amaral.

Simone Duarte, curadora do festival, contou à Lusa que na segunda edição o encontro procura criar um espaço voltado para troca de experiências e para a exposição dos trabalhos dos autores de língua portuguesa, com autores dos três continentes, aproximando-os dos leitores brasileiros.

“Não existia um festival voltado apenas para escritores de língua portuguesa aberto ao público em geral [no Brasil] e, por isto, tivemos a ideia de fazer Minha Língua, Minha Pátria. Queremos que os brasileiros tenham acesso a moderna produção literária produzida na nossa língua”, explicou a curadora.

A curadora contou também por que razão o evento terá Salvador como sede dos primeiros debates.
“Escolhemos Salvador para começar esta edição do Minha Língua, Minha Pátria já que foi na Bahia onde aconteceu o primeiro contato da língua portuguesa no Brasil”, justificou.

Um dos escritores portugueses que estarão em São Paulo é Bruno Vieira Amaral, multipremiado em 2015 com seu romance de estreia “As Primeiras Coisas”.

O autor disse estar satisfeito por estar no Brasil pela primeira vez para falar sobre seu trabalho, tendo em conta que onde começará a ser editado pela Companhia das Letras em 2018.

Sobre o facto de o encontro reunir apenas escritores de língua portuguesa, Bruno Vieira Amaral destacou a importância de fortalecer os laços de intercâmbio cultural.

“Os laços entre os países de língua portuguesa ainda são muito fracos, são muito ténues. A circulação e o conhecimento dos autores nestes espaços continua sendo muito pobre. Estas iniciativas e debates podem contribuir para mudar um pouco isto. Não se compreende esse afastamento tão grande”, disse.

Organizado em duas cidades, o evento é gratuito e acontece entre sexta-feira e domingo em Salvador e entre os dias 23 e 26 de novembro em São Paulo.

O público interessado também poderá acompanhar os debates ao vivo em tempo real na página do Instituto Eva Herz na rede social Facebook.

Fonte: D.N
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s