Museu da Língua Portuguesa participa do Festival Que Bom Retiro

Foto de Que Bom Retiro.

De quarta-feira a sábado, entre os dias 18 e 21 de outubro, acontece a segunda edição do Que Bom Retiro, festival multicultural que recheia as ruas do Bom Retiro e da Luz com mais de 40 atividades gratuitas.

No saguão da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa vai promover atividades lúdicas, com jogos que mostram como as trocas culturais construíram a língua portuguesa. Entre as atividades, está o quebra-cabeças “piquenique de palavras” – que mostra a origem dos nomes dos alimentos e evidencia as influências trazidas pelos imigrantes, tanto estrangeiros quanto de outras regiões do país, que chegaram a São Paulo – e Tupituba, com a influência indígena na formação da língua portuguesa. O espaço também vai exibir informações sobre o Museu e sua reconstrução, atualmente em curso, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

Durante seus dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa esteve sempre próximo à comunidade dos bairros do Bom Retiro e Luz, com parcerias e atividades culturais e educativas em ações expandidas para além de seus muros, em espaços como o saguão da Estação da Luz e escolas.

Museu está em reconstrução

Primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes em 10 anos de funcionamento (2006-2015). Sua concepção celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduziam os visitantes a um mergulho na história da língua portuguesa.
O museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e está em reconstrução. Durante a reconstrução, o acervo do Museu, o patrimônio imaterial da língua portuguesa, continua sendo celebrado por meio de atividades culturais e educativas

Fonte: Catraca Livre

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s