A 15º Edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

flip-logoComeçou nesta terça-feira (26) e vai até o dia 30 de julho a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, o encontro literário mais famoso do país que anualmente reúne importantes autores brasileiros e internacionais.

Este ano, o evento terá como novidade a participação do Museu da Língua Portuguesa, que levará a cidade fluminense uma exposição, rodas de conversa, oficina literária e apresentações artísticas.

Uma instalação audiovisual, instalada no Salão Nobre da Casa da Cultura de Paraty, vai recriar a experiência-símbolo do Museu: a “Praça da Língua”, espécie de “planetário do idioma” que homenageia a língua escrita, falada e cantada, em um espetáculo de som e luz.

 “A língua portuguesa é um valioso patrimônio que une Brasil e Portugal. É hoje a língua mais falada no hemisfério sul e uma das mais faladas no mundo. Por isso, não hesitamos quando surgiu a oportunidade de nos tornarmos patrocinadores Máster da restauração do Museu da Língua Portuguesa. Agora, como patrocinadores da Flip, continuamos apostando na valorização do nosso idioma comum e nas suas manifestações criativas e culturais”, diz o diretor-presidente da EDP, Miguel Setas.

Batizada com um verso de Fernando Pessoa, “Que o mar unisse, já não separasse”, a mesa de abertura da exposição “Praça da Língua” será realizada na sexta-feira (28), às 11h, e contará com convidados como o editor e livreiro português José Pinho, que transformou a cidade portuguesa de Óbidos em vila literária.

“Será a festa da língua portuguesa. Celebrar esse idioma falado em nove países e por mais de 260 milhões de pessoas em um dos maiores eventos literários do país, com atividades que vão desde um dos recortes mais expressivos do Museu – a Praça da Língua – até expressões das culturas indígenas e caiçaras, demonstra o quanto nossa língua é vibrante, intensa e presente nas mais diversas manifestações culturais”, afirma José Luiz Penna, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

O homenageado da Flip 2017 é Lima Barreto (1881-1922), conhecido por obras como “Triste fim de Policarpo Quaresma”.

Na visão da curadora do evento, Joselia Aguiar,  o tributo a Lima Barreto também não pode ser considerado uma resposta à ausência de autores negros no ano passado.

Ela revela que trazer a obra do escritor e jornalista como personagem principal já era um desejo da Flip desde 2014 quando uma campanha na internet para que Lima fosse o homenageado já naquele ano. “A questão racial aparece, mas o Lima é debatido e apresentado em toda sua pluralidade como autor”, afirma Joselia.

Na sessão de abertura, às 19h15 desta quarta, o ator e escritor Lázaro Ramos dará voz ao autor em apresentação criada por Lilia Schwarcz, autora da recém-lançada biografia “Lima Barreto: Triste visionário” (Companhia das Letras). A direção de cena será de Felipe Hirsch.

mulheres negrasA 15ª edição da Festa Literária de Paraty (Flip) trará, além das tradicionais mesas de debate, uma novidade: o lançamento de uma obra, que no caso é o catálogo Intelectuais Negras Visíveis. O livro revela a produção de 120 mulheres negras em 12 diferentes campos de atuação que vão muito além da literatura ou da produção acadêmica. O catálogo será disponibilizado apenas nas plataformas online e foi desenvolvido pelo grupo de estudos Intelectuais Negras UFRJ e organizado pela professora Giovana Xavier. O lançamento acontecerá no dia 29 de julho na Casa Amado e Saramago.

 

 

Fonte Colaborativa: Governo de São Paulo – El País – Site da FLIP

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s