IPOR lança primeiro manual de português como língua estrangeira integralmente produzido na Ásia

banner-aulas2-01O Instituto Português do Oriente (IPOR) lançou um novo manual de português como língua estrangeira, o primeiro integralmente desenvolvido na Ásia, afirmou o presidente da instituição.

 

João Laurentino Neves falava na apresentação do manual “Dar à língua” da autoria do professor João Paulo Pereira, e com coordenação científica de Liliana Inverno.

Este novo manual pretende “apoiar os utilizadores para oferecer à língua portuguesa mais uma ferramenta de proficiência para falantes de língua não materna” e candidatos ao diploma avançado de português língua estrangeira (DAPLE), destacou João Neves sobre esta edição, que contou com o apoio da Fundação Macau e da Fundação Oriente.

O responsável classificou o lançamento como um momento importante para o IPOR por se tratar de “afirmar o potencial do português como língua estratégica na Ásia” e que reforça o papel de Macau como plataforma de referência para a língua portuguesa “neste lado do mundo”.

“Não se trata apenas de uma ferramenta de contornos diferentes por ter sido feita fora de Portugal”, disse João Neves, sublinhando que existem poucos manuais generalistas para este nível de proficiência.

Na apresentação do livro, João Paulo Pereira, docente do IPOR desde 2014, destacou as oito unidades temáticas baseadas em temas atuais, como a globalização e a inclusão, entre outros, apresentados com documentos autênticos, que contaram com a colaboração de estudantes de Macau e da China.

O livro, que estará à venda em Macau e em Portugal, é acompanhado por um CD e inclui mais de 350 atividades elaboradas para estudantes de nível avançado e candidatos ao DAPLE.

Liliana Inverno sublinhou que o “manual foi pensado para que, a cada passo, o professor encontre uma atividade que o desafia a ser um mediador de aprendizagem”.

Fonte: DN.Lusa

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s