Língua Portuguesa une crianças de Angola e alunos de escola do Brasil

2 (1)Um oceano divide alunos de Piracicaba (são Paulo, Brasil) e Luanda, mas a distância foi encurtada com ajuda de cartas e do idioma em comum: o português. Desde o início do ano, estudantes da Escola Estadual Doutor Samuel de Castro trocam correspondências com crianças da Ilha de Mussolo, na África.

A ideia faz parte de um projeto de mestrado sobre as relações entre os dois países e trazido à unidade pela professora Lidia Bilia Camargo.

Para dar início à experiência, a sugestão foi falar sobre a rotina que eles vivem aqui: escola, família e cidade. Todos têm entre 10 e 11 anos. Os primeiros textos chegaram por lá em março e foram levados pessoalmente pela mestranda Maria Isabel Baptista Barbosa de Oliveira, que nasceu em Angola e mora no Brasil desde os quatro anos de idade.

As cartas já foram respondidas e agora as de Piracicaba preparam uma outra leva de redações. Nesse curto tempo, os dois grupos já aprenderam com as diferenças e também as semelhanças da língua portuguesa falada em cada lugar. A atividade ajudou a conhecer mais sobre o gênero, que faz parte do currículo oficial de São Paulo.

“Alguns deles já tinham escrito cartas para familiares que moram em outros lugares, mas poucos deles. Grande parte dos alunos nunca tinham recebido ou feito uma carta. A atividade incentivou nos estudantes o gosto pela escrita e percebemos que eles estão mais atentos às aulas”, conta Lidia.

Fonte: Mundo Lusiada

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Língua Portuguesa une crianças de Angola e alunos de escola do Brasil

  1. Nilceia C. Resende diz:

    Parabéns pela iniciativa professora Lidia Bilia Camargo!
    Sempre tive essa vontade de fazer correspondências com alunos de outros países com meus alunos da escola pública. Adorei esse processo multicultural, espero que tenha ótimos resultados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s