Vai começar a X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP

getimageDe hoje até amanhã (05) acontece a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA). Além da participação do Ministério da Cultura do Brasil, o encontro contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.

Na ocasião, os ministros terão a oportunidade de debater temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP.

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira  vai concretizar uma visita oficial à República Federativa do Brasil, e a partir de hoje(04) até 06 de maio,  vai estar em Brasília,  onde vai ser recebida em audiências pelo Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e pela Assessoria Especial da Presidência da República.

Estão, ainda, previstos encontros com a Secretária Nacional dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan, e com a Deputada Rosângela Gomes, Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares da CPLP – Câmara dos Deputados, para além de uma reunião com responsáveis do Ministério da Justiça e do Itamaraty, designadamente, da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior.

Na abertura da ministerial, hoje, em sessão restrita a convidados, estão previstos espetáculos da Orquestra Afrosinfônica e do grupo de samba de roda Raízes de Santo Amaro, além de uma apresentação de poesias com o ator Dody Só.

No dia 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, acontece a sessão de encerramento desta reunião de ministros, na qual Dody Só vai fazer nova declamação de poesias e a baiana Ana Mametto promete um espetáculo de cultura afro-brasileira.

Durante o encontro, “Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018, e será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade”, refere a presidência em exercício da ministerial da Cultura da CPLP.

A expectativa é que “seja estabelecida uma instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa. Também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.”

O Ministério da Cultura do Brasil anuncia diversos eventos culturais abertos ao público. Confira.

Exposição fotográfica De Timor-Leste a Portugal: um olhar brasileiro 

A exposição Oficina de Intercâmbio Teatral da Língua Portuguesa é resultado do registro fotográfico de oficinas de intercâmbio teatral em oito países de língua portuguesa realizado em 2010 pelo iluminador cênico e fotógrafo brasileiro Valmyr Ferreira. As fotos retratam, em luz natural, a cultura típica de cada região. Valmyr participará de um bate-papo na quinta-feira (4/5), às 15h, na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, Salvador (BA). A exposição ocorre de 2 a 7 de maio, das 14h às 19h.

  Exposição Telas da Cidade

Em celebração aos 468 anos de fundação de Salvador, a mostra reúne obras do acervo do Museu da Cidade. Além de pinturas representativas de bairros soteropolitanos, o público pode apreciar plantas que contextualizam a constituição da cidade. De 2 a 5 de maio, das 10h às 17h, Casa do Benin.

Exposição Permanente Pierre Verger

Apresenta objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. Este acervo pertence, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. De 2 a 5 de maio, das 10h às 17h, Casa do Benin.

Oficina Gastronômica Afro-Baiana

Acarajé, abará, caruru, efó, moqueca, vatapá, xinxim… A maioria dos pratos da culinária baiana recebeu a influência africana. Renomados chefs dessa rica e saborosa culinária afrobaiana são convidados a compartilharem os segredos das misturas de ingredientes que dão o paladar às comidas da Bahia. Dia 3 de maio, das 14h às 17h, Casa do Benin.

Aejum Sonoro

O resultado da Oficina de Gastronomia Afro-baiana é servido para degustação a preços populares. Em iorubá, a palavra Ajeum siginifica um convite a comer, a partilhar. O Ajeum Sonoro, a mistura da gastronomia à música e outras linguagens artísticas, é um convite à celebração. Dia 2 de maio, às 18h, Casa do Benin

  Programa Viver o Mercado

Ações de entretenimento, cultura, informação e lazer no Mercado Modelo. Pôr do sol no Mercado: Dia 5 de maio, das 17h às 18h. Encontro com as Baianas: Dia 6 de maio, 11h. Domingão no Mercado: Dia 7 de maio, às 10h30 – Praça Visconde de Cayru, s/n – Cidade Baixa, Salvador.

Pelourinho Dia e Noite

Ações que reativam o circuito cultural do Pelourinho, levando de volta ao Centro Histórico da cidade atrações que agreguem valor artístico-cultural e que estimulem o público a voltar a circular e frequentar a região. Integram as atividades do Pelourinho Dia e Noite: o Concerto nas Igrejas, com apresentações musicais nas igrejas da região, e o Música nas Esquinas, que são apresentações artísticas nas esquinas, largos e espaços urbanos. Música nas Esquinas: Dia 6 de maio, às 19h, ruas e praças do Santo Antônio. Concerto nas Igrejas: Dia 7 de maio, às 11h, Igrejas do Santo Antônio.

Cinema na Praça

Uma proposta itinerante que promove a projeção de filmes nacionais em praças da cidade.

Documentário Axé – Canto do povo de um lugar 

O documentário reúne entrevistas e imagens de arquivo com objetivo de traçar um ponto inicial do nascimento do gênero, originário da Bahia e considerado hoje um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo. É um ritmo musical que carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiano. A exibição do filme será seguida de bate-papo com um dos roteiristas e pesquisador do longa-metragem, James Martins. Dia 4 de maio, às 19h, Praça do Santo Antônio.

Filme Jonas e o Circo sem Lona

Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta. Exibição do filme, seguida de bate-papo com a produção do longa. Dia 5 de maio, às 19h, Praça do Santo Antônio.

Fonte Colaborativa: CPLP

 

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s