Presidente cabo-verdiano quer “investimento efetivo” na Língua Portuguesa

Jorge FonsecaO Presidente da República cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, sublinhou hoje a importância estratégica do Português, defendendo um “investimento efetivo” no Instituto Internacional de Língua Portuguesa, que tem sede em Cabo Verde.

“A defesa da língua portuguesa, esse património comum de valor inestimável, pode ter uma importância estratégica, que deve ser reconhecida e traduzida cada vez mais na elaboração e concretização de uma política que vise a sua defesa e promoção”, disse.

Para tal, Jorge Carlos Fonseca defende “o efetivo investimento no reforço dos meios Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP)” sediado na cidade da Praia, e que desde a sua criação, no âmbito da CPLP, se debate com falta de meios.

Jorge Carlos Fonseca, que falava durante o jantar de honra oferecido ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sustentou ainda que Portugal e Cabo Verde podem ter “um importante papel” na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no sentido “de ajudar a organização a ser, cada vez mais, uma organização da democracia, sintonizada com os valores do Estado de direito, particularmente num contexto em que alguns dos países enfrentam dificuldades”.

Jorge Carlos Fonseca agradeceu também o acolhimento e a “grande abertura” para “encontrar as melhores soluções para os problemas” que os cabo-verdianos enfrentam em Portugal, em especial os estudantes e os doentes enviados de Cabo Verde.

“O papel de Portugal na capacitação dos nossos quadros, nos mais diversos domínios, tem sido determinante no processo de desenvolvimento” de Cabo Verde, disse Jorge Carlos Fonseca.

“No tocante aos doentes, a solidariedade portuguesa tem contribuído de forma muito positiva para a superação de boa parte das nossas insuficiências em matéria de assistência médica”, acrescentou.

Sublinhou ainda a cooperação na área económica, considerando que “os investimentos portugueses serão sempre bem-vindos em Cabo Verde”.

Fonte: Notícias ao minuto
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s