Diretora Executiva do IILP  visita  São Tomé e Príncipe

 Bandeira São Tomé e PríncipeA Diretora Executiva que esteve no País desde o passado dia 19 para encontrar-se com as autoridades nacionais,  retornou a Cabo Verde otimista com a sua visita de trabalho ao arquipélago santomense.

Em visita oficial  a São Tomé e Príncipe, a Diretora Executiva do IILP, Marisa Mendonça, reuniu-se  com as autoridades locais onde sublinhou a disponibilidade e interesse do Instituto em cooperar  para que o Estado Santomense  se inclua ativamente em projetos para a promoção da Língua Portuguesa.

Durante o encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho, a Diretora informou que “o produto são-tomense está praticamente concluído, pensamos que dentro de poucos meses ele ganhará forma que possa ser incluído na plataforma VOC (Vocabulário Ortográfico Comum da língua portuguesa)”, disse Marisa Mendonça.

O ILLP projeta nesse âmbito, organizar ainda este ano, uma formação que permita aos professores são-tomenses produzir aulas para o ensino da língua portuguesa, que serão colocadas na  plataforma do IILP denominada Portal do Professor de Português – Língua Estrangeira.
Pronunciou-se também sobre algumas polêmicas à volta do novo “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” e a resistência de alguns países da CPLP face ao mesmo, ilustrando como exemplo o caso do seu País (Moçambique).

“O acordo foi ratificado pela maior parte dos países, falta neste momento a ratificação por Angola e falta a ratificação por Moçambique. Mas em Moçambique o documento passou no conselho de ministros e neste momento está para ser homologado pelo parlamento”, explicou Marisa Mendonça.

“Eu não vejo que o Acordo esteja perdido. A informação que eu tenho por via das comissões nacionais de todos os Estados membros da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] é de que o Acordo está a vigorar na maior parte dos países que o ratificaram”.

A Diretora Executiva também participou de uma palestra realizada no Anfiteatro da Universidade Pública de São Tomé e na qual participaram, acadêmicos, universitários e falantes da Língua Portuguesa.

Fonte colaborativa:  Lusa e Rádio São Tomé e Princípe

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s