Procura pelo ensino do português aumentou 9% na África do Sul

downloadA procura pelo ensino da língua portuguesa teve um aumento de nove por cento na África do Sul e é expectável que possa continuar a crescer, disse hoje, em Durban, o secretário de Estado das Comunidades.

“Gostaria de sublinhar o facto de o ensino da língua portuguesa na África do Sul ter registado um aumento de nove por cento. Nós tínhamos, no ano letivo 2015-2016, 2.107 alunos e agora temos 2.317 alunos”, declarou José Luís Carneiro à Lusa por telefone desde a África do Sul.

Para o secretário de Estado é “expectável” que esta procura pelo ensino da língua portuguesa ainda possa crescer, “dado que se está a iniciar o ano letivo na África do Sul”.

O secretário de Estado das Comunidades iniciou a sua visita à África do Sul na segunda-feira, tendo já passado pela Cidade do Cabo e agora está na cidade de Durban.

“Pude verificar, na escola onde estudou o nosso escritor Fernando Pessoa, na Durban High School, que há uma grande vontade de continuar a suportar e apoiar os esforços de ensino da língua portuguesa”, afirmou Carneiro.

Fernando Pessoa passou nove anos da sua infância em Durban, na então colónia britânica da África do Sul, onde o seu padrasto era o cônsul de Portugal.

José Luís Carneiro ainda referiu que a Durban High School tem 150 anos de história e há “um culto imenso pela obra, pelo trabalho literário, pelo espírito de Fernando Pessoa, transversal a todas as idades”.

“Pude depositar uma coroa de flores junto do busto (de Fernando Pessoa) que existe em sua homenagem no interior da escola”, disse Carneiro, lembrando ainda que, em novembro de 1995, o então Presidente Mário Soares visitou também a Durban High School.

Fonte: Notícias ao minuto

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s