Governo anuncia política de promoção da cultura portuguesa em 75 países

torre_belem_lisboa_portugal_bandeira_ReutersDurante a apresentação pública da estratégia da Ação Cultural Externa do Governo de Portugal, ocorrida ontem (06) em Lisboa, o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes referiu  que o programa vai envolver todos os organismos e serviços públicos com atuação internacional nas áreas da cultura, e será coordenada pelo Instituto Camões, na alçada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e pelo Gabinete de Estratégia, Planejamento e Avaliação Culturais, do Ministério da Cultura.

As áreas da Cultura e dos Negócios Estrangeiros  vão coordenar em conjunto a política estratégica de promoção da cultura portuguesa no estrangeiro, tendo já 1300 iniciativas agendadas para 2017. num total de 75 países.

Segundo o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o objetivo é “integrar, articular e coordenar, e pôr sob uma estratégia comum as ações que o Estado português ou agentes culturais, com o apoio do Estado, realizam no estrangeiro com vista à promoção, divulgação e difusão da cultura portuguesa”.

O programa de ação externa 2017 vai permitir incentivos financeiros para apoiar, por exemplo, atividades de tradução e ilustração de autores portugueses no estrangeiro, bem como a tradução de obras portuguesas.

Segundo o governo, a promoção internacional da cultura e língua portuguesas é uma das finalidades das políticas públicas, para reforçar a “imagem externa da riqueza patrimonial e do dinamismo criativo de Portugal”.

Fonte: Mundo Lusíada

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Governo anuncia política de promoção da cultura portuguesa em 75 países

  1. geolingua diz:

    A Fundação Geolíngua está à disposição para divulgar e promover a cultura iberófona em todos os países do mundo. – Afinal, são 800 milhões de pessoas em 30 países e nos 5 continentes. – Este projeto encontra-se registrado, desde 1994, em orgão competente do governo de Portugal. – Para maiores informações estou à disposição – geo@geolingua.org

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s