E-book reúne 152 textos de alunos das redes públicas premiados na 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

olpOs 152 textos produzidos pelos estudantes e finalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um projeto realizado no Brasil pelo  Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Itaú Social., foram reunidos em um e-book, disponibilizado no site http://www.escrevendoofuturo.com.br.

Estudantes do 5º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio escreveram sobre “O lugar onde vivo” em forma de Poemas, Crônicas, Memórias Literárias e Artigos de Opinião.

“A Olimpíada da Língua Portuguesa muito mais que descobrir talentos, ela tem como objetivo a formação dos professores e a melhoria da qualidade do ensino, da leitura e da escrita para que os alunos possam aprender a produzir textos com mais proficiência”, explicou Anna Helena, superintendente do Centro Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder.

1Desde o lançamento desta edição, em fevereiro de 2016, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, com a participação das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.874 municípios. Ao todo, foram enviadas mais de 50 mil redações de estudantes de quase 40 mil escolas.

“Esta celebração premia um grande esforço de todos em prol do ensino da Língua Portuguesa no País, da formação do professor para a didática da produção de textos, do despertar do gosto do aluno pela escrita e da mobilização das equipes das escolas e das redes para que tudo isso aconteça”, comemorou a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.

Os alunos vencedores, assim como seus professores receberam a medalha de ouro, um notebook e uma impressora. Suas escolas serão contempladas com dez computadores, impressora, projetor multimídia, telão de projeção e livros para a biblioteca. Os professores autores dos relatos de prática vencedores também levaram para casa um notebook.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Canal Futura.

Números da Olimpíada:

Redes estaduais: 27

Redes Municipais: 4.873

Escolas inscritas: 39.662

Inscrições nas categorias literárias: 170.244

Textos enviados: 50.600

Alunos impactados por meio das oficinas de texto: aproximadamente 5 milhões.

Fonte colaborativa : SEG

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s