Inaugurada a primeira biblioteca portuguesa em Havana

o_article_64560No âmbito da sua visita a Cuba, em outubro, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa,  inaugurou a primeira biblioteca portuguesa em Havana, contributo do Camões, I.P., mas também contributo de embaixadores de países de língua portuguesa.Biblioteca Eça de Queirós, que ocupa um espaço privilegiado na Embaixada de Portugal em Havana.

  O Sr. Embaixador do Brasil ofereceu, ele próprio, obras suas, e eu já estou comprometido em oferecer não tanto as minhas obras, mas algumas obras da minha biblioteca, para esta biblioteca. Está prometido”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de inauguração.

Para Natividade Lemos,  do Leitorado de Português na Universidade de Havana, aquele espaço é “uma dádiva abnegada do Outro para o Outro.São, as bibliotecas, quais sejam e de que tamanho sejam, os espaços mais democráticos e mais livres do Mundo. Ou assim deveriam ser. A biblioteca Eça de Queirós em Havana é, ou sonha ser, um espaço assim, levando o nome de um grande escritor português que, trabalhando como cônsul em Havana de 1872 a 1874, aqui desempenhou um importante papel humanitário em defesa dos trabalhadores chineses oriundos de Macau”, afirma.

Com cerca de 1000 obras, a biblioteca tem já um acervo bibliográfico significativo em áreas diversas, como a literatura contemporânea, os clássicos, didática e pedagogia, cultura e arte portuguesa, entre outras, “o que foi possibilitado pela generosa oferta de material por parte do Camões I.P”, revela a leitora, acrescentando que contou também com doações, como a do embaixador do Brasil em Cuba, que contribuiu para aumentar a secção de ‘Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa’, onde estão contemplados todos os países da CPLP.
Natividade Lemos diz que a biblioteca foi idealizada e ‘construída’ para todos, mas confessa que foi montada a pensar principalmente “nos estudantes e nos profissionais da língua portuguesa, professores, tradutores e intérpretes”. “Foi uma resposta a uma necessidade: a da leitura em português”.

Fonte: Mundo Português
Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s