Priberam expande o seu dicionário de Língua Portuguesa

priberam_logo

Composteira, tartarugário, bloga ou telenovelesco foram algumas das novas palavras introduzidas desde Julho pela Priberam no seu Dicionário de Língua Portuguesa.

A Priberam já tinha anunciado no final do primeiro semestre que o seu dicionário tinha sido enriquecido com um total de 842 novos verbetes desde o início de 2016, período durante o qual foram ainda alterados um total de 4.328 verbetes. Desde Julho até agora, o dicionário Priberam incluiu também 26 novas palavras.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo que contém mais de 110 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas.

A Priberam anunciou que em breve irá divulgar qual a palavra mais pesquisada pelos portugueses – e por outros falantes da língua portuguesa em todo o mundo – ao longo de 2016.

Entre estas – e com grandes variações consoante o país de origem das pesquisas – estão as palavras arrendatário, resiliência, conselho, gitana, saruê, amnistia, pormenorizar, reborar, azáfama, embaixada, assediada, translineação, minúsculas, panorama, monopartidarismo, obstar, pasteleira, lacuna, apropriação, comprometimento, mestre, contentores e enumerável.

Fonte: Priberam

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s