Seminário “O potencial da Língua Portuguesa”, na Guiné Equatorial

14199746_1012760205509084_1112530155533489439_n

A Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Marisa Mendonça, e o Vice-Reitor da Universidade do Minho,  Rui Vieira de Castro, proferem um seminário incidindo com o tema “O potencial da Língua Portuguesa”, a 6 de outubro, em  Malabo, Guiné Equatorial.

O evento faz parte  da semana de atividades no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre de  4 e 7 de outubro próximo.

No dia  4 de outubro, o Coordenador Geral da Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual, Mário Borgneth, vai fazer uma apresentação da iniciativa em curso. No dia 5, por ocasião da abertura da I Reunião Técnica da Energia da CPLP, o ministro timorense do Petróleo e Recursos Naturais, Alfredo Pires, e a Diretora Geral do Secretariado Executivo da CPLP, Georgina Benrós de Mello, discorrem sobre “O potencial económico e energético da CPLP”.

 A Guiné Equatorial  entrou para o quadro da CPLP em julho de 2014, durante a cimeira de Díli,  e uma  das condições foi a adoção do português como língua oficial.

 Como uma das estratégias adotadas pela Guiné , um Convênio de Cooperação Técnica com o  Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi assinado em 07 de fevereiro de 2012,  onde consta como um dos termos deste documento, a elaboração de um programa de implementação do português, e também de como administrar a co-habitação das três línguas oficiais  do país.

O IILP lançou recentemente, 11 de agosto passado, a publicação digital e gratuita da Revista Platô que trouxe em sua 6ª edição,  um estudo sobre as Políticas Linguísticas na Guiné Equatorial.

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s