Macau tem o maior número de livros em língua portuguesa na Ásia

images-1Macau tem o maior número de livros em língua portuguesa na Ásia e o Governo tem intenção de continuar a aumentar essa coleção. A explicação foi avançada ontem pela Chefe do Departamento de Gestão de Bibliotecas Públicas, Tang Mei Lin, à margem da reunião do Conselho Consultivo de Cultura.
“Penso que em termos de livros portugueses, Macau é o local onde existem mais livros em língua portuguesa na Ásia. Chegámos a esta conclusão a partir da nossa colaboração com outras bibliotecas da região”, disse Tang Mei Lin.
“São cerca de 70 mil livros em língua portuguesa. Alguns deles encontram-se armazenados em edifícios industriais. São livros, como biografias e sobre outras áreas… Atualmente dentro dos nossos armazéns temos mais de 70 mil livros e muitos deles datam entre 1950 e 2000”, declarou. “Vamos continuar a comprar livros portugueses”, frisou.
Ainda segundo Tang Mei Lin, o livro mais antigo em língua portuguesa que existe em Macau data de 1622.
“Atualmente os livros mais recentes em português são colocados na Biblioteca Central [no Tap Seac] e na Biblioteca Ho Tung. Em relação aos livros mais antigos, estes são colocados no armazém. Na biblioteca do IACM também estão algumas obras, que são mais antigas”, afirmou.
O fato de grande parte dos livros serem guardados em armazéns industriais, explica Tang Mei Lin, deve-se à falta de espaço nas instalações existentes. A responsável negou igualmente que exista alguma discriminação face aos livros em língua chinesa, visto que também estes estão em armazéns.
“Estes livros estão em áreas industriais diferentes porque temos falta de espaço. Mas estes livros não são apenas livros em língua portuguesa, também são livros em língua chinesa. Isto deve-se à falta de espaços nas bibliotecas” explicou a responsável.

Fonte: Ponto Final -J.S.F.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s