O Dia Europeu das Línguas

lingua portuguesaPor iniciativa do Conselho da Europa, sediado em Estrasburgo, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos desde 2001, no dia 26 de setembro.

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do patrimônio cultural da Europa.

Na Europa são faladas mais de 60 línguas – oficiais ou regionais e dialetos de povos. Há países que têm uma única língua oficial: Portugal,França , Alemanha, Países Baixos, Hungria e Islândia. Outros admitem língua regionais como na Espanha, onde o catalão é oficial apenas na Catalunha, o galego na Galiza. Em Portugal é reconhecido o mirandês, apenas no município de Miranda do Douro. Na Irlanda é reconhecido ogaélico irlandês, como língua minoritária. Há línguas mortas que tentam ser ressuscitadas, caso da manx que em 1974 já não tinha qualquer habitante da ilha de Man a usá-la como língua materna, mas depois de ser ensinada nas escolas possui na atualidade 300 falantes que a usam como língua materna. A Bélgica é um país trilíngue, mas em que duas línguas, o neerlandês, também conhecido erradamente por flamengo (é o nome dado aos habitantes de língua neerlandesa da Bélgica) e o francês, esmagam oalemão. As duas principais comunidades linguísticas vivem numa espécie de apartheid linguístico, em que tudo desde jornais e televisões estão claramente divididos em duas partes, tendo havido conflitos, por causa do uso oficial das línguas. Há municípios em que há tolerância do uso dos dois idiomas. O país com mais línguas oficiais é aSuíça, trêslatinasfrancês, italiano e o romanche – e uma de origem germânica – o alemão.[1] A variedade linguística atual da Europa é resultado das línguas primitivas que sofreram alterações. Saiba mais (Wikipedia)

Línguas na União Europeia

O multilinguismo é um elemento central da diversidade cultural da UE. A UE possui 24 línguas oficiais. Escolha uma das seguintes línguas para ler e/ou ouvir um pequeno texto nessa língua. Saiba mais (União Europeia)

Fonte: Observatório da Língua Portuguesa

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s