ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM MOÇAMBIQUE PASSA A SER EM LÍNGUAS LOCAIS

Peacekeeping - UNMIL

Peacekeeping – UNMIL

A alfabetização de adultos em Moçambique passa a ser em línguas locais a partir do próximo ano, anunciou o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

Falando durante as cerimônias de celebração do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado na quinta-feira, na província de Maputo, o vice-ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, disse que o processo vai servir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

“Depois de dominar a leitura e a escrita numa língua nacional, as pessoas não terão problemas na língua portuguesa”, disse o vice-ministro da Educação e Desenvolvimento.

Quando o país assinala 40 anos após a introdução do projeto de alfabetização, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, apresentados na quinta-feira, 12 milhões de pessoas ainda são analfabetas, o que corresponde a 48 por cento da população.

“estes 40 anos significam um momento de reflexão e de novas aprendizagens”, afirmou o ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humanos, Jorge Ferrão, que falava também durante uma cerimônia de celebração do Dia Internacional da Alfabetização em Manhiça, na província de Maputo.

Dados da Unesco indicam que ainda existem 758 milhões de adultos analfabetos em todo mundo.

Fonte: Observatório da Língua Portuguesa com Lusa

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s