“História sociopolítica da língua portuguesa”

livro faraco

Foi lançado recentemente o livro do Prof. Carlos Alberto Faraco, Coordenador-geral da CN-IILP do Brasil, “HISTORIA SOCIOPOLITICA DA LINGUA PORTUGUESA”.

Conforme definida pelo professor Marcos Bagno*, no Caderno de Estudos Línguisticos, “a obra de Faraco se divide em duas grandes partes, que o autor chama de “capítulos”, mais uma conclusão. O primeiro capítulo o autor percorre a história da entidade sociocultural que virá a ser designada como língua portuguesa ou português, desde o final do século I a.C. – quando os romanos conquistam definitivamente o extremo noroeste da Península Ibérica, que passarão a chamar de Galécia Magna – até os dias de hoje.

O segundo capítulo, “Rumo à lusofonia”, empreende, de início, uma reconstituição de um discurso mítico e mistificador (e muitas vezes, nas palavras do autor, “delirante”) acerca de um suposto papel redentor e universal que a língua portuguesa estaria destinada a cumprir no mundo.

A obra demonstra um aproveitamento frutífero de diversas fontes documentais, apresenta argumentos coerentes, construídos sempre a partir de dados históricos e investigações empíricas, é escrita num estilo objetivo, elegante sem afetações, de leitura acessível a não iniciados no tema, e favorece uma reflexão serena porém crítica das diversas tradições discursivas que têm sido gestadas e geridas em torno da língua portuguesa e de sua história. Contribui, primordialmente, para que se interprete essa história de um modo realista, sem arroubos nacionalistas nem saudosismos de glórias passadas. É leitura sem dúvida proveitosa não só para linguistas mas também para historiadores, antropólogos, sociólogos e todas as pessoas interessadas em conhecer mais e melhor este elemento importantíssimo na formação da sociedade brasileira que é a língua hoje majoritária da população”, finaliza o professor Bagno.

*Professor da Universidade de Brasília, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense na área de política linguística.

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s