Ensino bilíngue de Crioulo e Português no próximo ano letivo

CV

A linguista e professora Dora Pires  congratulou-se com a decisão da Direção Nacional da Educação de continuar com o ensino bilíngue de Crioulo e Português no próximo ano letivo, com vista à promoção da aprendizagem da língua portuguesa e à valorização da língua cabo-verdiana. A especialista, entrevistada pela Rádio Morabeza, entende que há uma necessidade de se valorizar o crioulo, em pé de igualdade com a língua Portuguesa.

Dora Pires realça o fato de o ensino bilíngue permitir que as crianças desenvolvam a sua capacidade de dominar as duas línguas.

“Porque, conhecendo as duas línguas, com a gramática de cada uma, a estrutura de cada uma, isso implicará o afastamento de cada uma e diminuirá, por certo, as interferências que nós temos”, explica.

Nas escolas em Santiago, onde já funciona o ensino bilíngue, os alunos falam e escrevem a variante local. Em São Vicente, está-se a alfabetizar os alunos na variante de Barlavento, utilizado no dia-a-dia. Nesse contexto, a linguista chama ainda a atenção para a necessidade de se trabalhar, paulatinamente, a padronização da escrita da língua materna.

“Tentar unificar, para que todos os cabo-verdianos possam ter o mesmo padrão para a escrita. A oralidade é individual, mas para a escrita devemos trabalhar para a padronização da língua cabo-verdiana”, recomenda.

O ensino bilíngue foi implementado em Cabo Verde no ano letivo 2013/2014.

Fonte: Expresso das Ilhas

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s