Universidades norte-americanas querem promover a Língua Portuguesa

Várias universidades norte-americanas manifestaram-se interessadas em estabelecer parcerias para a criação de cursos de Língua Portuguesa, área que tem muito procura, disse à agência Lusa, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC) de Portugal, Teresa Ribeiro .

MIT“Há uma grande apetência pela língua portuguesa. Queremos explorar outro tipo de parcerias. Visitamos o polo de Boston, da Universidade de Massachusetts, e ficaram muitíssimo interessados com eventuais parcerias que possamos estabelecer no futuro”, disse a Secretária.

A ideia, explicou, tem por base uma “nova estruturação” a uma oferta de cursos de Língua Portuguesa que respondam a novas necessidades, que, no seu entender, já não são apenas as acadêmicas estritas mas, pelo contrário, sejam mais dirigidas a quem precisa de aprender a língua porque quer, por exemplo, fazer negócios num país lusófono.

“Tudo isto com uma certificação agregada. Há a possibilidade de olharmos para novas ofertas de uma forma estruturada, através de parcerias com universidades norte-americanas. Eles dizem-nos que têm procura de pessoas para aprender português (…) Temos de estar preparados para isso”, sublinhou.

Teresa Ribeiro indicou, por outro lado, que assinou dois protocolos de cooperação para promover a Língua Portuguesa nos Estados Unidos, um com o Bristol Community College, que conta com um lusocentro e uma biblioteca lusófona, e outro com o polo de Dartmoutth da Universidade de Massachusetts, onde existe um centro de estudos portugueses que disse, está “muito avançado”.

Neste polo, , há também um vasto acervo sobre as culturas brasileira e cabo-verdiana, acrescentou Teresa Ribeiro, que está desde o início desta semana nos Estados Unidos para uma visita “multifacetada”, com componentes ligadas às comunidades, com contatos políticos, promoção da língua portuguesa e vertente acadêmica.

Fonte: Bom Dia Europa

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s