Díli acolhe semana intensa de encontros da Educação com delegações

CplpA Diretora Executiva do IILP já está em Díli, para participar  da IX Reunião dos Ministros da Educação da CPLP e da VII Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP e uma Conferência Internacional sobre as Políticas da Educação e Investigação Científica nos Estados-Membros da CPLP.Antonio Conceição, ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação é o anfitrião dos encontros da semana.

Na IX Reunião de Ministros da Educação da CPLP, na terça-feira, estão previstas as presenças do ministro angolano da Educação, Pinda Simão, e do ministro da Educação e da Ciência da Guiné Equatorial, Jesús Ndong.

Portugal será representado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, e São Tomé e Príncipe pelo ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e Sousa Daio, estando previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.

Já no que se refere à VII Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, prevista para quarta-feira, estarão presentes três delegações ministeriais.

De Moçambique estará presente o ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Olívio Penicela Nhambiu, da Guiné Equatorial o ministro da Educação e da Ciência, Jesús Engonga Ndong, e de São Tomé e Príncipe o ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e Sousa Daio.

Neste caso estão previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.

Os encontros começam na segunda-feira com uma conferência internacional onde estarão em análise, entre outros temas, “Políticas e Filosofia da Educação”, as “Possibilidades e Potencialidades da Língua Portuguesa” e a “Cooperação na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como vetor de conhecimento mútuo e integração no espaço da CPLP”.

“Sistemas Nacionais de Investigação” e “Estratégias de Cooperação na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Espaço da CPLP” fazem ainda parte do debate, que reunirá especialistas de vários países.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s