‘Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: A outra face do Homem’

19335_artigo_Cabo_Verde_Rosa_de_porcelana_Cartas_de_amor_Amilcar_Cabral_capa1A Academia Cabo-Verdiana, com a colaboração do IILP, lançou na última quarta-feira (13 ), o livro ‘Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: A outra face do Homem’, da editora cabo-verdiana Rosa de Porcelana.

Cartas essas que Amílcar Cabral, um dos grandes pensadores e líderes de libertação da África, escreveu a Maria Helena Vilhena Rodrigues, no período de 1946 a 1960, marcando a relação amorosa e as tensões e conflitos histórico-existenciais da relação do casal no contexto de um Portugal, na altura, fascista e colonial, no qual imperava o racismo e a segregação.

O livro também faz um apanhado sobre o afrontamento anticolonial em torno da geração de africanos então presentes em Lisboa e da famosa Casa dos Estudantes do Império, onde germinariam mais tarde os grandes líderes africanos da segunda metade do século XX. Para muitos críticos, a obra traz novos paradigmas de diálogos interculturais e inter-raciais, com elementos matriciais de uma interpelação humanista susceptíveis de provocar interesse em face dos atuais acontecimentos mundiais.

O ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, um dos mais próximos companheiros de Amílcar no tempo da luta de libertação nacional, no prefácio da obra, diz: “A leitura das cartas, no seu todo, transmitiu-se o sentimento de como se estivéssemos numa sala de teatro, em que uma mulher e um homem que se amavam, se confrontavam num diálogo intenso e rico em que um e outro manifestavam as suas certezas e dúvidas e contrapunham suas razões e argumentos para confirmar ou duvidar da viabilidade do projeto de união e de vida em comum desejado, complexo e difícil, contudo possível e pleno de virtualidades e riqueza espiritual”.

Com esta colaboração com a ACL, o IILP pretende mostrar que o espaço da Biblioteca, recentemente inaugurada, se encontra disponível para realizar atividades que promovam o gosto pela leitura e pelos livros com instituições que também partilham o mesmo interesse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s